Canal VE

23 de novembro de 2024

Robô produzido no Brasil auxilia transporte em ambientes restritos

AT4T

Novo robô surge como solução para mobilidade em áreas de acesso restrito. Foto: Divulgação/Randoncorp

A Randoncorp apresentou o AT4T (Autonomous Technology for Transportation), uma espécie de robô altamente tecnológico com diversas aplicações, entre elas a movimentação de cargas em ambientes restritos. O equipamento, desenvolvido no Brasil, foi apresentado ao público pela primeira vez na 24ª Fenatran, em São Paulo.

A nova tecnologia está baseada em quatro pilares: Hardwares de Alto Desempenho, Sistema de Percepção, Sistema de Tomada de Decisão e Sistema de Controle. Tudo com o objetivo de levar mais agilidade e segurança para ambientes de  acesso restrito, como terminais portuários, aeroportos, pátios logísticos e armazéns.

Além do design extremamente futurista, o AT4T chamou a atenção de investidores e do público em geral por sua alta utilização de tecnologia. 

Com sensores inteligentes e tecnologias de navegação avançada, o sistema monitora o ambiente em tempo real, ajusta automaticamente a velocidade e executa movimentos com precisão. 

Combinando a experiência e pesquisas da Randoncorp, o algoritmo foi projetado para realizar manobras consideradas desafiadoras, como reversão de veículos articulados e estacionamento em qualquer tipo de ambiente, sem necessidade de intervenção humana, evitando também a queima de combustíveis fósseis durante as manobras.

A plataforma AT4T apresenta avanços significativos quando se fala em eficiência logística e segurança para operações em ambientes controlados. Sua aplicação também abrange setores como mineração e agricultura, oferecendo precisão e eficiência em manobras autônomas, qualidades essenciais para atender aos desafios de ambientes complexos e dinâmicos.

AT4T no aeroporto
O AT4T auxiliará no transporte de cargas Divulgação/Randoncorp

Pesquisas em parceria

O AT4T foi desenvolvido à base de cinco anos de pesquisa realizada com a Randoncorp, empresa com sede em Caxias do Sul (RS), em parceria com o Instituto Hercílio Randon (IHR), pioneiro no Brasil como instituição de ciência e tecnologia voltada exclusivamente ao setor automotivo. Com o suporte da Randon, o IHR reúne um núcleo de inovação com aproximadamente 290 pesquisadores dedicados a criar soluções de ponta para a indústria. 

A tecnologia apresentada na Fenatran também aproveita a infraestrutura de testes e simulações do Centro Tecnológico Randon (CTR), um dos mais completos da América Latina para validação de veículos e componentes automotivos e industriais.

Ler o Anterior

Fiat apresenta Pulse e Fastback híbridos a partir de R$ 125,9 mil

Ler o Próximo

GWM fará desenvolvimento de caminhões a hidrogênio em MG

Mais Popular