Canal VE

7 de dezembro de 2024

Fiat apresenta Pulse e Fastback híbridos a partir de R$ 125,9 mil

Fiat Pulse e Fiat Fastback, ambos híbridos, lado a lado

Fiat apresenta versões híbridas do Pulse e do Fastback. Foto: Divulgação/Stellantis.

A Fiat escolheu dois SUVs para estrear a tecnologia híbrida no Brasil: o Pulse e o Fastback. Os dois modelos terão versões diferentes (Audace e Impetus), mas todas são equipadas com o motor T200 Hybrid AT, para promover maior eficiência e menor consumo. Os preços anunciados variam de R$ 125.990 a R$ 161.990.

Os lançamentos eram aguardados desde que a Stellantis havia anunciado o desenvolvimento da tecnologia Bio-Hybrid no Brasil. Os modelos híbridos-flex da Fiat permitem uma combinação entre o etanol e a eletrificação, colocando a marca na rota de transição energética para a mobilidade de baixo carbono.

Segundo a marca, o novo motor T200 Hybrid AT, aliado ao aliado ao câmbio CVT de sete velocidades, 1.0 turbo, com 130 cv de potência e 20,4 kgfm de torque, garante uma experiência de condução mais sustentável, unindo boa performance e melhor eficiência energética.

“Como marca que está no coração dos brasileiros e lidera o mercado nacional nos últimos anos, temos a obrigação de também liderar esta nova era de transformações. Por isso, nossos SUVs vão impulsionar mais uma revolução, desta vez, intensificando os nossos esforços em oferecer uma mobilidade cada vez mais limpa”, disse Alexandre Aquino, vice-presidente da Marca Fiat para a América do Sul. 

Os novos Fiat Pulse e Fiat Fastback híbridos serão produzidos no Polo Automotivo Stellantis de Betim (MG). De acordo com a Stellantis, durante os próximos anos, mais de 40 novos modelos e 8 powertrains, incluindo opções híbridas e 100% elétricas, serão lançados pela Fiat e as demais marcas da Stellantis como parte dos R$ 32 bilhões em investimentos até 2030.

Letreiro colado na traseira do carro especifica nome do motor T200 Hybrid
Detalhe da marcação do motor T200 Hybrid da Fiat na carroceria. Foto: Divulgação/Stellantis.

Como funciona o sistema híbrido da Fiat?

As versões híbridas do Pulse e do Fastback possuem um motor elétrico multifuncional que substitui o alternador e o motor de partida. Segundo a marca, esse sistema híbrido dual-battery é capaz de gerar torque adicional para o motor térmico do veículo e energia elétrica para carregar as baterias de chumbo-ácido de 68 Ah, localizada no cofre do motor, e de íon de lítio de 11Ah, localizada abaixo do banco do motorista, ambas de 12V, que fornecem energia ao motor elétrico. O sistema gera potência de até 3 kW, garantindo melhor performance ao automóvel e redução de consumo de combustível. 

O Sistema DBSM (Dual-Battery Switch Module ou Módulo de Comutação de Duas Baterias) é usado para conectar, separar ou controlar as duas baterias de acordo com a estratégia da central eletrônica, garantindo a operação eficiente e a carga adequada.

São quatro modos de operação: função Start-Stop durante as paradas; assistência do motor elétrico e do motor a combustão, alternador inteligente para o carregamento das baterias, e regeneração de energia durante as frenagens. O motorista e os ocupantes do veículo podem acompanhar e gerenciar a eficiência do veículo por meio do novo painel digital, com 7 polegadas na versão Impetus e 3,5 polegadas na Audace.

Visão traseira do Fiat Pulse híbrido
Fiat Pulse híbrido tem versões a partir de R$ 125.990. Foto: Divulgação/Stellantis.

Fiat Pulse híbrido

Lançado em 2021, o Fiat Pulse passa a contar agora com duas versões híbridas: Audace e Impetus. O modelo mantém o design com dianteira alta e para-choque elevado que amplia o ângulo de entrada, combinando com o estilo musculoso característico do carro.

O painel 100% digital inclui o painel multimídia de 10,1 polegadas com Apple Car e Android Auto sem fio. O veículo é equipado com o ADAS (Sistema Avançado de Assistência ao Condutor) a partir da versão Impetus, em pacote que inclui frenagem automática de emergência, assistente de Permanência em Faixa, e a comutação dos faróis, que define entre o farol alto e baixo automaticamente. 

O Pulse Audace T200 Hybrid ATtem o preço de R$ 125.990, enquanto o Pulse Impetus T200 Hybrid AT foi anunciado por R$ 140.990.

Visão traseira do Fiat Fastback híbrido
Fiat Fastback híbrido tem carroceria no estilo SUV Coupé. Foto: Divulgação/Stellantis.

Fiat Fastback híbrido

O Fastback foi lançado pela Fiat em 2022 com a proposta de aliar design, performance, segurança e tecnologia em um SUV coupé. Com diversos recursos de tecnologia, o Fastback agora oferece a central multimídia com 10,1 polegadas a partir da versão Audace, equipado também com Apple CarPlay e Android Auto sem fio. 

Com mais de 30 funcionalidades, o sistema conectado da marca permite que o usuário tenha acesso a todas as informações do seu Fastback, como diagnósticos e a localização do veículo pelo smartphone, smartwatch ou até através de um assistente pessoal como Alexa ou Google Assistant. 

O modelo conta ainda com wireless charger (carregador por indução) para smartphones com saída de ar-condicionado dedicada nesta região, navegação embarcada com trânsito em tempo real de série, função TC+ que garante melhor frenagem em condições de baixa aderência, controle de estabilidade, câmera de ré e ar-condicionado automático digital que possui saída para fila traseira para maior conforto térmico.  

Posicionado em uma gama superior, o Fastback Audace T200 Hybrid ATtem o preço de R$ 151.990, enquanto o Fastback Impetus T200 Hybrid AT é vendido por R$ 161.990.

Ler o Anterior

Motorista da 99 tem cashback ao alugar wallbox para carro elétrico

Ler o Próximo

Robô produzido no Brasil auxilia transporte em ambientes restritos

Mais Popular