Canal VE

2 de janeiro de 2025

ABVE revê para cima previsão de vendas de eletrificados no Brasil

Carros e motos elétricos são vistos em exposição em centro de eventos em São Paulo

Salão E-Mob 2024 conta com exposição de veículos elétricos. Foto: Rubens Morelli/Canal VE.

O Brasil deve superar a previsão de 150 mil veículos eletrificados vendidos no ano de 2024 com folga. Pelo menos, essa é a previsão de Ricardo Bastos, presidente da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), em seu discurso inaugural no E-MOB 2024, Salão da Mobilidade Verde e Cidades Inteligentes, que acontece em São Paulo, de 22 a 24 de outubro de 2024. 

“Erramos as previsões do início de ano, que seriam vendidos 150 mil veículos eletrificados no Brasil até o fim do ano. No ritmo atual, esse número será atingido antes, ainda em novembro. E teremos mais um mês de vendas”, falou Bastos durante a cerimônia de abertura do C-Move, Congresso da Mobilidade Verde e Veículos Elétricos, que reúne especialistas e líderes do setor para discutir as principais tendências e inovações da mobilidade verde.

De acordo com os dados da própria ABVE, o Brasil registrou, de janeiro a setembro de 2024, 122 mil emplacamentos de veículos eletrificados, confirmando a nova previsão, de mais de 160 mil veículos eletrificados vendidos até o fim do ano. Como comparação, o ano de 2023 fechou com 93,9 mil emplacamentos de veículos com alguma tecnologia de eletrificação.

“E a gente vê que a preferência do consumidor é dos chamados carros elétricos plug-in, ou seja, aqueles que precisam de fonte externa de energia. Desde o início do ano, mais de 70% dos carros eletrificados no Brasil são 100% elétricos (BEV) ou híbridos plug-in (PHEV), o que mostra que a infraestrutura de recarga do país está se desenvolvendo junto com o mercado”, completou Bastos.

Participantes de congresso acompanham painel no C-Move
Congresso da Mobilidade Verde e Veículos Elétricos (C-Move) acontece paralelamente à feira. Foto: Rubens Morelli/Canal VE.

Salão da Mobilidade Verde e Congresso

Durante três dias de evento, o público presente ao E-MOB 2024 poderá acompanhar o que há de mais relevante no atual mercado da eletromobilidade no Brasil, com exposição de tecnologias e novas soluções para a mobilidade urbana no país.

Além disso, paralelamente ao evento, ocorre o C-Move, Congresso da Mobilidade Verde e Veículos Elétricos, organizado com a curadoria da Plataforma Nacional de Mobilidade Elétrica (PNME). 

Para Ricardo Guggisberg, presidente do Instituto da Mobilidade Sustentável (IBMS) e da MES Eventos, organizadora do E-MOB, eventos como esse contribuem para o desenvolvimento das cidades.

“A mobilidade é um tema que o ser humano depende. Nós estamos sempre em movimento. A questão é saber como fazer para termos uma mobilidade sustentável, sem causar danos ao meio ambiente. Essa é uma transição importante para o país e para o mundo, pois é uma questão de sobrevivência humana”, afirma Guggisberg.

“O E-MOB é uma conexão entre mobilidade verde e cidades inteligentes, pois, para crescer, as cidades precisam de uma mobilidade que seja sustentável. As pessoas estão por aqui por interesse por conhecimento, por situações ideológicas e também por diversão. Esse é o objetivo: unir toda a comunidade aqui dentro do E-MOB”, completou.

O Salão E-MOB 2024, realizado no centro de eventos São Paulo Expo, na capital paulista, tem o apoio institucional do Canal VE.

Ricardo Guggisberg é um homem grisalho, vestido de terno escuro
Ricardo Guggisberg, organizador do Salão E-MOB. Foto: Rubens Morelli/Canal VE.

Ler o Anterior

Bombeiros de GO adiam norma de segurança para carregadores

Ler o Próximo

Nova BMW 330e M Sport será vendida no Brasil por R$ 437.950

Mais Popular