Stellantis e Fiat vão iniciar a produção dos novos modelos nos próximos meses. Foto: Divulgação/Stellantis
O primeiro modelo brasileiro da Stellantis a contar com a tecnologia Bio-Hybrid será da Fiat. O veículo já está em produção no Polo Automotivo de Betim (MG) e deve ser apresentado ao mercado brasileiro em novembro de 2024.
A nova linha de motores também começou a produzir motores flex de alta eficiência e baixas emissões, que podem ser integrados às tecnologias de hibridização.
Com a recente ampliação, a planta possui uma capacidade de produção de 1,1 milhão de motores por ano no Polo Automotivo de Betim, estabelecendo o Brasil como um centro global no desenvolvimento de powertrains e da tecnologia Bio-Hybrid.
“O lançamento do primeiro veículo híbrido-flex concebido e produzido no país representa mais um marco para a indústria automotiva brasileira e para a engenharia da Stellantis na América do Sul. Nosso time se dedicou ao máximo para lançar essa nova tecnologia, desenvolvida para o mercado brasileiro, bem como para outras regiões do mundo que tenham acesso aos biocombustíveis, como o etanol. Esse modelo contribuirá para a descarbonização da mobilidade no país, além de impulsionar a evolução do setor automotivo e iniciar o processo de nacionalização da eletrificação, colocando o Brasil em uma posição de destaque em relação a outros mercados”, afirma Emanuele Cappellano, presidente da Stellantis para América do Sul.
Avanço na tecnologia
A produção do novo modelo híbrido-flex na fábrica mineira representa um avanço no desenvolvimento de tecnologias automotivas. A unidade conta com áreas estratégicas como o Tech Center, Safety Center, Virtual Center e Development Center, que contribuíram para a criação das tecnologias Bio-Hybrid, que combinam eletrificação com motores flex movidos a etanol em três níveis diferentes.
Com um investimento de R$ 32 bilhões na América do Sul, está prevista a introdução de mais de 40 produtos e 8 powertrains nos próximos anos. A produção dos primeiros veículos com tecnologia Bio-Hybrid será adaptável, possibilitando sua implementação em diversos modelos da Stellantis, sendo compatível com todas as linhas de produção da empresa na região.
Graduando em Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Possui experiência em rádio, televisão, criação de conteúdos para site, e social media. Acompanha o mercado de veículos elétricos para o Canal VE.