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5 de outubro de 2024

Campinas (SP) promoverá testes com ônibus elétricos da Higer

ônibus elétrico higer

Os ônibus da Higer serão os pioneiros em eletromobilidade na cidade de Campinas (SP). Foto: Divulgação/Higer

A cidade de Campinas (SP), com 1,2 milhão de habitantes, vai testar ônibus elétricos da TEVX Higer na frota do transporte municipal durante o mês de outubro. O objetivo é diminuir a taxa de emissão de poluentes e ruídos em uma das cidades mais populosas do Estado de São Paulo e que já tem boa aceitação de veículos elétricos.

A concessionária Itajaí Transportes Coletivos, que atua na Área 2 de Campinas, região em que se localizam os bairros mais movimentados da cidade, será a responsável pelos testes por 30 dias com os ônibus elétricos Azure A12BR, com 12 metros de comprimento. A linha escolhida para a operação é a 2.20 — Terminal Campo Grande/Cambuí. 

Segundo Carlos Eduardo Souza, CEO da TEVX Higer, empresa brasileira que representa o grupo Higer Bus no Brasil, o modelo Azure A12BR é o mesmo que atuou no transporte de autoridades durante as Conferências do Clima da Organização das Nações Unidas (COP27, no Egito, e COP28, em Dubai). “Agora, os campineiros poderão experimentar esta mesma experiência em qualidade, conforto e tecnologia”, diz.

A Itajaí foi a pioneira em Campinas a fazer testes com ônibus eletrificados. “Além de veículos elétricos também testamos diversos híbridos. Ao avaliarmos as novas tecnologias existentes, procuramos dar aos nossos clientes experiências diferenciadas”, afirma o diretor Joubert Beluomini.

Ônibus higer estacionado
Os ônibus da Higer entrarão em testes, em Campinas (SP), no dia 1º de outubro. Foto: Divulgação/Higer

 

Os ônibus Azure A12BR

Equipado com vidros com tratamento UV, o Azure A12BR possui um sistema de climatização que contribui para tornar a viagem mais agradável para seus passageiros. O modelo tem capacidade para 76 passageiros e é equipado com tomadas USB para recarga de equipamentos eletrônicos como computadores, celulares e tablets dos passageiros.

O veículo tem autonomia aproximada de 270 quilômetros por carga e o tempo de recarga total das baterias, segundo o fabricante, é de três horas. A bateria é da fabricante CATL e tem capacidade de 385 kWh.

O ônibus também possui sistema de freios regenerativos, equipamento que recarrega a bateria quando o freio é acionado.

 

Motoristas preparados

Os motoristas e operadores da Itajaí, envolvidos na operação do veículo, passaram por treinamento ministrado pelos instrutores da fabricante, com foco voltado à direção defensiva e inteligente, de forma a maximizar a performance do veículo. Esses treinamentos foram realizados visando buscar o melhor preparo possível para os condutores, na hora de implementação dos novos transportes coletivos. 

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