ABB planeja acelerar transição energética em diversas regiões. Foto: Divulgação/ABB.
A ABB, empresa especializada em automação, assinou um memorando de entendimento com a fabricante chinesa de baterias EVE Energy para a construção de novas fábricas de baterias em diferentes partes do mundo nos próximos anos. As localidades das novas unidades, no entanto, ainda não foram confirmadas.
Em comunicado, a ABB afirmou que vai colaborar oferecendo expertise na integração da instrumentação elétrica, implantação de controles digitais e estratégias de eficiência contínua para as novas plantas industriais.
As duas empresas também devem realizar pesquisas para desenvolver células de baterias, módulos e pacotes tecnológicos, além de buscar novas estratégias para ampliar a capacidade produtiva do equipamento, desenvolver padronizações técnicas e processos de segurança para trabalhadores e meio ambiente.
“A colaboração com a ABB será de importância imensurável neste projeto de aprimorar eficiência e segurança de nossas novas fábricas”, afirmou Steven Chen, CEO da EVE Energy Storage.
Transição energética mundial
De acordo com o comunicado divulgado pelas duas empresas, a cooperação deve contribuir para acelerar a transição energética mundial, ao envolver a ampliação da capacidade produtiva global de baterias e contribuir para aumentar a disponibilidade do equipamento.
A EVE Energy já havia anunciado a intenção de expandir sua presença na China e nos Estados Unidos, e também anunciou uma nova fábrica na Hungria, para atender a demanda da indústria automotiva local.
A companhia chinesa atua há 23 anos no segmento de baterias, fabricando modelos primários, de pequeno porte, de alta potência e até grandes unidades de armazenamento de energia, além de presença em outros ramos do setor de energia limpa.
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter, redator e editor em veículos de comunicação de grande circulação, como Grupo Folha, Grupo RAC e emissoras de TV e rádio. Acompanha o setor de veículos elétricos e outras energias renováveis para o desenvolvimento sustentável.