A Panasonic Energy é uma segmentação da Panasonic, especializada em baterias / Foto: Divulgação Panasonic
A Panasonic Energy anunciou, por meio de um comunicado oficial, que está concluindo os preparativos para iniciar a fabricação, em massa, das baterias 4680, que serão utilizadas por veículos elétricos e feitas à base de íons de lítio. A produção está prevista para começar após a avaliação final.
As baterias 4680 oferecem melhorias significativas em relação às células 2170 convencionais, não só aumentando a autonomia dos veículos elétricos, mas também reduzindo o número de células necessárias para a mesma capacidade de bateria, permitindo que os fabricantes de automóveis aumentem a autonomia dos veículos elétricos, usando menos células para alcançar a mesma capacidade do pacote de baterias.
Essas novas baterias possuem cinco vezes a capacidade da célula 2170, não só aumentando a autonomia dos veículos elétricos, mas também reduzindo o número de células necessárias para a mesma capacidade de bateria. Isto resulta em uma forma e um processo mais eficiente de montagem de baterias e, até mesmo, reduz o custo dos VEs, podendo torná-los mais acessíveis.
Transformação na fábrica
A fábrica de Wakayama, base para a fabricação de peças para baterias de íons de lítio, passou por uma significativa transformação, e agora funcionará como matriz para a produção das baterias 4680 e servirá como um centro de demonstração para novos produtos e métodos.
Com amostras da bateria 4680 já enviadas para os fabricantes dos automóveis, a Panasonic aguarda a aprovação dos mesmos para iniciar o processo de fabricação e comercialização.
Graduando em Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Possui experiência em rádio, televisão, criação de conteúdos para site, e social media. Acompanha o mercado de veículos elétricos para o Canal VE.