Kia EV5 chega ao Brasil com 402 km de autonomia, segundo o Inmetro. Foto: Divulgação/Kia.
O Kia EV5 foi oficialmente apresentado no Brasil, com autonomia de 402 km, de acordo com o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), do Inmetro, com o preço de R$ 399.990. O SUV médio, para cinco ocupantes, é o primeiro veículo 100% elétrico da marca coreana a ser comercializado no país. Até dezembro de 2024, a Kia deve lançar outro SUV, o EV9.
Com um motor elétrico dianteiro, o Kia EV5 tem 160 kW de potência (o equivalente a 217,5 cv), e torque de 31,6 kgfm, para uma aceleração de 0 a 100 km/h em 8,9 segundos.
A bateria, do tipo LFP, tem 88,1 kWh de capacidade, e o carregamento, em corrente contínua (DC), pode ser feito em até 360 kW de potência. Em corrente alternada (AC), o veículo suporta recargas de até 11 kW.
Com o EV5, a Kia busca uma redefinição em conceito de design e estética no segmento de SUVs elétricos médios. As medidas são de 4.615 mm (comprimento), 1.875 mm (largura), 1.715 mm (altura) e entre-eixos de 2.750 mm. O porta-malas tem capacidade para 513 litros (1.718 litros com os bancos traseiros rebatidos).
“O Kia EV5 foi criado para redefinir o segmento de SUV médio com uma forma moldada pela filosofia de design exclusiva da Kia ‘opostos unidos’”, disse Karim Habib, vice-presidente executivo e chefe do centro de design global da Kia.
“Em todas as etapas, os designers da Kia trabalharam em estreita colaboração com seus colegas engenheiros para criar uma solução holística para a mobilidade sustentável. Como resultado, o EV5 estabelece um novo padrão de design, desempenho e praticidade, proporcionando novos níveis de prazer ao motorista e experiência ao usuário.”
Garantia e preço
No Brasil, disponível apenas na versão única Land, o EV5 tem garantia de 5 anos sem limite de quilometragem e de 8 anos ou 160 mil km para a bateria de alta voltagem. O preço de lançamento do EV5 é de R$ 399.990. O pacote inclui um carregador de emergência (portátil), um wallbox residencial de 7 kW e as primeiras revisões, de 20 mil, 40 mil e 60 mil, são gratuitas.
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter, redator e editor em veículos de comunicação de grande circulação, como Grupo Folha, Grupo RAC e emissoras de TV e rádio. Acompanha o setor de veículos elétricos e outras energias renováveis para o desenvolvimento sustentável.