Canal VE

21 de novembro de 2024

Blazer EV marca início de uma nova era da Chevrolet no Brasil

Blazer EV vermelha estacionada em salão

Blazer EV é a nova aposta da Chevrolet para o mercado de carros elétricos premium no Brasil. Foto: Rubens Morelli/Canal VE.

Depois de muita expectativa, a Chevrolet apresentou o Blazer EV, novo SUV 100% elétrico da marca, ao mercado brasileiro. O veículo, na versão RS, é o mais potente e completo disponível globalmente, com 347 cv de potência, 440 Nm de torque e bateria de 102 kWh de capacidade, com autonomia de 481 km no ciclo PBEV, do Inmetro.

O lançamento simboliza o início do processo de transformação da Chevrolet no Brasil. Aliás, na apresentação a jornalistas e convidados, em 31 de julho de 2024, os executivos da marca destacaram diversas vezes a palavra “nascimento”. Não por acaso, o modelo é tratado pela empresa como um novo conceito de automóvel e experiência do usuário.

O Blazer EV tem ignição automática (sem chave ou botão). Basta ao motorista se sentar e afivelar o cinto de segurança para o carro funcionar. Além disso, ajuste de resposta do volante e pedais, bem como recursos comandados por voz.

O painel é digital e configurável, com duas telas, de 11 e 17,7 polegadas. A maior delas pertence ao multimídia, que conta com o sistema Google built-in nativo. Ele une o Google Assistant, o Google Maps e o Google Play que, junto com o OnStar, o Wi-Fi e o myChevrolet app, faz dele o pioneiro entre os automóveis da marca a não depender de um smartphone para projetar aplicativos, elevando o nível de conectividade a outro patamar.

O modelo ainda não teve o preço revelado pela Chevrolet, o que deve acontecer nos próximos dias. Ainda em 2024, a marca também fará o lançamento do Equinox EV, e de mais um veículo, que também envolve a eletrificação. No entanto, o modelo ainda é guardado a sete chaves.

Detalhe do carregamento do Blazer EV
Blazer EV tem bateria com 102 kWh de capacidade. Foto: Divulgação/GM.

Esportividade na veia

O acabamento RS garante ao Blazer EV um ar de esportividade. A aparência atlética faz menção à tradição americana dos muscle cars, sem descuidar de aspectos técnicos, como baixo coeficiente aerodinâmico e as proporções perfeitas para equilibrar beleza com espaço interior aos cinco passageiros e suas bagagens (436 litros). As rodas aro 21 acompanham a proposta do carro, que impressiona à primeira vista.

Apesar dos 4,88 metros de comprimento, 1,98 m de largura, 1,65 m de altura e 2.495 kg, o modelo acelera de 0 a 100 km/h em 5,8 segundos. Outro destaque é a retomada de velocidade, de 80 a 120 km/h em 4,8 segundos.

Existem três modos pré-definidos de condução: Normal, Esportivo e Neve, que mudam o comportamento dinâmico do carro. Além deles, há o modo personalizável, em que o motorista tem a chance de customizar conforme sua preferência a sensibilidade da direção e dos pedais, além do nível de regeneração das frenagens.

O condutor ainda tem o auxílio do controle de cruzeiro adaptativo, que segue a velocidade do fluxo do trânsito, e o alerta de colisão com sistema de frenagem autônoma frontal e traseira. Alertas de ponto cego e de tráfego cruzado, a ainda o de abertura de portas com a presença de ciclistas ao redor do carro também fazem parte do conjunto, entre outros itens.

Imagem detalha o painel do Blazer EV
Painel integrado pode ser personalizado de acordo com as preferências do motorista. Foto: Divulgação/GM.

Tecnologia Ultium

O Blazer EV é equipado com a tecnologia Ultium e conta com 12 módulos com capacidade total de 102 kWh. Para as recargas, o veículo tem capacidade para 22 kW em corrente alternada (AC) ou 190 kW em corrente contínua (DC). Segundo a marca, é possível repor até 80% da energia em aproximadamente 40 minutos.

O carro ainda inclui pré-condicionamento da bateria para carga rápida, pré-climatização da temperatura do ar-condicionado e dos bancos e assinatura de LED animada que interage com o usuário para informar diferentes status de operação, como a aproximação do motorista.  

Completa a lista: teto solar panorâmico, volante com aquecimento, retrovisor central com câmera, abertura elétrica da tampa do porta-malas e do bocal de recarga, Head-up Display e opção de alerta vibratório no banco do condutor, por exemplo.

Visão traseira lateral do Blazer EV vermelho
Blazer EV tem autonomia de 481 km, segundo o ciclo PBEV, do Inmetro. Foto: Divulgação/GM.

Ler o Anterior

Passageiro da 99 pode optar por realizar corrida em carro elétrico

Ler o Próximo

BYD e Uber firmam parceria para acelerar eletrificação no mundo

Deixar uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Popular