Blazer EV é a nova aposta da Chevrolet para o mercado de carros elétricos premium no Brasil. Foto: Rubens Morelli/Canal VE.
Depois de muita expectativa, a Chevrolet apresentou o Blazer EV, novo SUV 100% elétrico da marca, ao mercado brasileiro. O veículo, na versão RS, é o mais potente e completo disponível globalmente, com 347 cv de potência, 440 Nm de torque e bateria de 102 kWh de capacidade, com autonomia de 481 km no ciclo PBEV, do Inmetro.
O lançamento simboliza o início do processo de transformação da Chevrolet no Brasil. Aliás, na apresentação a jornalistas e convidados, em 31 de julho de 2024, os executivos da marca destacaram diversas vezes a palavra “nascimento”. Não por acaso, o modelo é tratado pela empresa como um novo conceito de automóvel e experiência do usuário.
O Blazer EV tem ignição automática (sem chave ou botão). Basta ao motorista se sentar e afivelar o cinto de segurança para o carro funcionar. Além disso, ajuste de resposta do volante e pedais, bem como recursos comandados por voz.
O painel é digital e configurável, com duas telas, de 11 e 17,7 polegadas. A maior delas pertence ao multimídia, que conta com o sistema Google built-in nativo. Ele une o Google Assistant, o Google Maps e o Google Play que, junto com o OnStar, o Wi-Fi e o myChevrolet app, faz dele o pioneiro entre os automóveis da marca a não depender de um smartphone para projetar aplicativos, elevando o nível de conectividade a outro patamar.
O modelo ainda não teve o preço revelado pela Chevrolet, o que deve acontecer nos próximos dias. Ainda em 2024, a marca também fará o lançamento do Equinox EV, e de mais um veículo, que também envolve a eletrificação. No entanto, o modelo ainda é guardado a sete chaves.
Esportividade na veia
O acabamento RS garante ao Blazer EV um ar de esportividade. A aparência atlética faz menção à tradição americana dos muscle cars, sem descuidar de aspectos técnicos, como baixo coeficiente aerodinâmico e as proporções perfeitas para equilibrar beleza com espaço interior aos cinco passageiros e suas bagagens (436 litros). As rodas aro 21 acompanham a proposta do carro, que impressiona à primeira vista.
Apesar dos 4,88 metros de comprimento, 1,98 m de largura, 1,65 m de altura e 2.495 kg, o modelo acelera de 0 a 100 km/h em 5,8 segundos. Outro destaque é a retomada de velocidade, de 80 a 120 km/h em 4,8 segundos.
Existem três modos pré-definidos de condução: Normal, Esportivo e Neve, que mudam o comportamento dinâmico do carro. Além deles, há o modo personalizável, em que o motorista tem a chance de customizar conforme sua preferência a sensibilidade da direção e dos pedais, além do nível de regeneração das frenagens.
O condutor ainda tem o auxílio do controle de cruzeiro adaptativo, que segue a velocidade do fluxo do trânsito, e o alerta de colisão com sistema de frenagem autônoma frontal e traseira. Alertas de ponto cego e de tráfego cruzado, a ainda o de abertura de portas com a presença de ciclistas ao redor do carro também fazem parte do conjunto, entre outros itens.
Tecnologia Ultium
O Blazer EV é equipado com a tecnologia Ultium e conta com 12 módulos com capacidade total de 102 kWh. Para as recargas, o veículo tem capacidade para 22 kW em corrente alternada (AC) ou 190 kW em corrente contínua (DC). Segundo a marca, é possível repor até 80% da energia em aproximadamente 40 minutos.
O carro ainda inclui pré-condicionamento da bateria para carga rápida, pré-climatização da temperatura do ar-condicionado e dos bancos e assinatura de LED animada que interage com o usuário para informar diferentes status de operação, como a aproximação do motorista.
Completa a lista: teto solar panorâmico, volante com aquecimento, retrovisor central com câmera, abertura elétrica da tampa do porta-malas e do bocal de recarga, Head-up Display e opção de alerta vibratório no banco do condutor, por exemplo.
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter, redator e editor em veículos de comunicação de grande circulação, como Grupo Folha, Grupo RAC e emissoras de TV e rádio. Acompanha o setor de veículos elétricos e outras energias renováveis para o desenvolvimento sustentável.