Renato Casagrande, governador do estado do Espírito Santo, recebe maquete do ônibus elétrico Marcopolo Attivi de André Armaganizan, CEO da companhia. Foto: Divulgação/Marcopolo
A Marcopolo anunciou um investimento de R$ 50 milhões para ampliar a produção de ônibus elétricos em sua planta em São Mateus, no Espírito Santo. Atualmente, a empresa produz uma média de 16 veículos por dia em São Mateus. Com o investimento, a companhia terá capacidade para fabricar 26 veículos por dia.
Com isso, a companhia deve ampliar o quadro de funcionários em até 20%, o que deve gerar mais de 400 novos empregos. O investimento da Marcopolo vai de encontro com as medidas projetadas para o Estado do Espírito Santo com relação à sustentabilidade e geração de emprego.
“Essa expansão da Marcopolo é fundamental para que possamos gerar mais empregos e renda aos capixabas. O governo estadual vai iniciar a compra de 50 novos veículos elétricos para que possamos começar nossa transição energética. Durante a COP-28, anunciamos a troca dos combustíveis fósseis da nossa frota de veículos leves para biocombustível e vamos iniciar a troca da frota do Sistema Transcol para elétricos”, afirmou Renato Casagrande, governador do Espírito Santo.
Para a Marcopolo, a operação em São Mateus está em uma localização estratégica, com fácil conexão aos demais estados do país e até mesmo de portos, o que permite atender o mercado brasileiro como um todo e, de acordo com a demanda, o mercado internacional também.
Sobre o Attivi Integral
O modelo elétrico da Marcopolo, que será produzido em São Mateus, é o Attivi Integral. O ônibus possui uma autonomia de até 250 quilômetros e, com potência de carregamento de 130 kW, é possível carregar a bateria totalmente em cerca de 4 horas.
Com comprimento de 13 metros e largura de 2,55 metros, o modelo tem capacidade de transportar até 80 passageiros.
“O Attivi Integral é um veículo desenvolvido totalmente no Brasil e que faz frente ao desafio global em prol da descarbonização dos sistemas de transporte de passageiros. A fabricação do veículo no Espírito Santo nos permite atender à crescente demanda do mercado nacional por veículos elétricos. Decidimos expandir a nossa produção no Estado por ser uma fábrica em uma localização estratégica, que nos permite atender empresas de todo o país e companhias internacionais”, pontuou o CEO da Marcopolo, André Armaganijan.
Graduando em Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica de Campinas, possui experiência na criação de conteúdo para sites, blogs e redes sociais. Acompanha o mercado de veículos elétricos para o Canal VE.