Durante evento no Chile, Kia anuncia EV9 para o primeiro semestre de 2024. Foto: Divulgação/Kia Motors
Em evento realizado no Chile, a Kia Motors apresentou seu modelo de luxo, o EV9, para o mercado da América Latina. Segundo a montadora, o modelo de sete lugares desembarcará no Brasil já no primeiro semestre de 2024.
Embora ainda não divulgadas as versões que estarão disponíveis no mercado brasileiro, o modelo conta com três opções: a versão de entrada, Standard, a com mais autonomia, RWD Long Range e a com mais potência, AWD.
A capacidade de carregamento ultrarrápido de 800 volts permite que a bateria do EV9 recarregue o suficiente para alimentar o veículo por 239 km em aproximadamente 15 minutos.
Kia EV9 Standard
Versão de entrada do modelo, a Standard conta com uma bateria de 76,1 kWh, o que garante uma autonomia de até 497 quilômetros.
O veículo possui tração traseira e conta com um motor com potência de 218 cv e 35,7 kgfm de torque. Com essa configuração, o EV9 acelera de 0 a 100 km/h em 8,2 segundos.
Kia EV9 Long Range
Essa versão é para quem deseja uma autonomia maior. Nela, o veículo é equipado com uma bateria de 99,8 kWh, que garante um alcance de até 541 quilômetros, no ciclo WLTP.
Já o motor possui uma potência menor, em relação à versão Standard, com 204 cv, mas mantém o mesmo torque, de 35,7 kgfm. Esse conjunto permite ao carro acelerar de 0 a 100 km/h em 9,4 segundos.
Kia EV9 AWD
Nessa versão, considerada a top de linha, o SUV tem dois motores, que juntos proporcionam ao motorista, uma potência de 385 cv, com 61,2 kgfm de torque. Além disso, o EV9 AWD é equipado com a mesma bateria da versão Long Range, com 99,8 kWh de capacidade e uma autonomia de 541 quilômetros no ciclo WLTP.
Com essa configuração, o modelo pode acelerar de 0 a 100 km/h em 6 segundos. Tempo esse que pode ser reduzido para 5,3 segundos com o recurso opcional Boost.
Graduando em Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica de Campinas, possui experiência na criação de conteúdo para sites, blogs e redes sociais. Acompanha o mercado de veículos elétricos para o Canal VE.