A Fórmula E, principal competição de carros elétricos do mundo, aumentou ainda mais o seu compromisso com a descarbonização do planeta ao anunciar o seu alinhamento com o PAS 2060, única certificação reconhecida internacionalmente por contribuir para a neutralidade do carbono.
A categoria já tinha melhorado seu status de carbono zero em 2022, quando conseguiu uma redução de 24% nas emissões em relação à temporada 5, disputada em 2019.
O padrão PAS 2060, publicado pela British Standards Institution (BSI), permite que as organizações demonstrem que suas reivindicações de neutralidade de carbono são confiáveis e verificadas para aumentar a responsabilidade e a confiança do consumidor.
O padrão internacional fornece orientação sobre como quantificar, reduzir e compensar as emissões de gases de efeito estufa (GEE) em áreas relacionadas aos negócios, conforme recomendado pela estrutura de redução de carbono da Organização das Nações Unidas (ONU).
“Ao se alinhar ao padrão internacionalmente reconhecido de neutralidade de carbono, PAS 2060, a Fórmula E está reforçando sua posição de liderança no esporte de elite global e na sustentabilidade”, disse Julia Pallé, diretora de sustentabilidade da categoria.
“Como organização, sempre nos mantivemos nos mais altos padrões ao medir, reduzir e compensar nossas emissões e este novo padrão reafirma esse compromisso. Isso garante que, à medida que continuamos a crescer em nosso campeonato, também podemos garantir que a redução de nossas emissões de 45% até 2030 seja sustentável, precisa e certificada no mais alto grau”, afirmou.
Competição acirrada
Se do ponto de vista organizacional, a Fórmula E vem conquistando resultados sólidos, a parte esportiva também está dando um show na 9ª temporada. Após a rodada dupla disputada em Jacarta, na Indonésia, em 3 e 4 de junho de 2023, três pilotos, de três equipes diferentes, estão separados por seis pontos na classificação.
O alemão Pascal Wehrlein, da Porsche, reassumiu a liderança do campeonato, após vencer o e-Prix do dia 3 de junho. Agora, ele tem 134 pontos na tabela, um a mais que o britânico Jake Dennis, da equipe Avalanche Andretti, após dois segundo lugares consecutivos em Jacarta. O neozelandês Nick Cassidy, da Envision, não teve um bom fim de semana na Indonésia, e caiu para a terceira posição no campeonato, com 128 pontos, mas ainda na briga pelo título.
Faltam cinco corridas para o fim da temporada, e a expectativa é de muita emoção até o final. O próximo e-Prix será disputado em Portland (EUA), em 24 de junho de 2023.
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter, redator e editor em veículos de comunicação de grande circulação, como Grupo Folha, Grupo RAC e emissoras de TV e rádio. Acompanha o setor de veículos elétricos e outras energias renováveis para o desenvolvimento sustentável.