
Protótipo será exposto na Japan Mobility Show 2025. Foto: Divulgação/Yamaha
A Yamaha anunciou o protótipo do Tricera, novo triciclo elétrico da empresa. O ciclomotor terá capota aberta e um dispositivo de controle de som alive AD, que ajusta o som do motor de acordo com a preferência do motorista. O veículo 100% eletrificado será exposto na Japan Mobility Show 2025, evento que engloba diferentes empresas dos setores de tecnologia e mobilidade, entre 30 de outubro a 9 de novembro.
O sistema de direção de três rodas (3WS) é focado no desempenho nas curvas, ajustado com uma perspectiva de pesquisa humana, visando potencializar a experiência do motorista. Embora a Yamaha ainda não tenha divulgado as informações técnicas do Tricera – como potência, preço e autonomia – o modelo busca proporcionar uma experiência de direção prazerosa ao motorista, garantindo uma alternativa mais econômica e sustentável. O triciclo também poderá servir como opção para deslocamentos urbanos, além de apresentar uma estética contemporânea.

Design
O design do protótipo é projetado valorizando a estrutura de três rodas e com foco no aspecto moderno. Visualmente, a silhueta do quadro central do Tricera oferece um contraste entre o “espaço humano” e o “espaço funcional”. A combinação entre tecnologia, conforto e estilo oferece ao motorista uma experiência diferenciada, unindo desempenho e estética futurista.
Ainda sem data prevista para lançamento, tanto no Brasil quanto no exterior, o Tricera representa um compasso da Yamaha com o crescimento da demanda por veículos mais sustentáveis, ampliando as opções de eletrificados da fabricante.

Estudante de jornalismo na PUC-Campinas. Atuou como redator, repórter, social media e assessor de imprensa na área de esportes. Estagiário no Canal VE.