Eletroposto da Volvo em funcionamento na cidade de Balneário Camboriú (SC). Foto: Divulgação/Volvo.
A Volvo alcançou a marca de 50 eletropostos de carga rápida, em corrente contínua (DC), instalados em rodovias de quatro regiões brasileiras. São 23 instalações no Sudeste, 13 no Nordeste, sete no Centro-Oeste e outras sete no Sul.
A marca de automóveis é, hoje, a que mais investe em infraestrutura de recarga para a mobilidade elétrica no Brasil. O objetivo é contar com 100 eletropostos rápidos em todas as regiões do país, cobrindo mais de 33,6 mil km de rodovias pavimentadas.
“Investir em eletropostos é investir em um futuro melhor para o nosso país. O plano de eletrificação da Volvo favorece muito mais do que apenas o consumidor de carro elétrico, que agora ganha mais autonomia e praticidade para realizar viagens interestaduais. Já é possível percorrer longos trajetos com os carros da Volvo, como, por exemplo, de Torres (RS) a Búzios (RJ), por meio da rota Floripa-Rio Bonito”, afirma Guilherme Galhardo, head de Eletrificação e diretor de Digital da Volvo Car Brasil.
“Ao final do projeto, teremos um investimento total de cerca de R$ 70 milhões na economia brasileira. Entendemos que também colaboramos com um futuro melhor e mais sustentável para todos”, completa Galhardo.
Expansão em andamento
De acordo com a Volvo, atualmente, todos os pontos de carga rápida da Volvo possuem também um ponto de carga de conveniência, realizado por meio de um Wallbox, com capacidade de carga de até 22 kWh, em corrente alternada (AC).
“Entendemos que a demanda por eletropostos tem crescido de maneira gradual e por isso nossa estratégia contempla uma futura expansão do projeto. Dessa forma, conseguimos garantir mais conectores em um só endereço, proporcionando mais comodidade e menos tempo de espera para os nossos usuários”, diz Galhardo.
Todos os eletropostos da Volvo podem ser consultados no aplicativo Volvo Car Eletropostos, disponível para download no Google e na Apple Store.
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter, redator e editor em veículos de comunicação de grande circulação, como Grupo Folha, Grupo RAC e emissoras de TV e rádio. Acompanha o setor de veículos elétricos e outras energias renováveis para o desenvolvimento sustentável.