Canal VE

21 de novembro de 2024

Volvo inicia testes de caminhões pesados 100% elétricos no Brasil

Caminhão verde andando em uma pista com um carro branco ao lado

Com autonomia de até 300 km, o veículo é ideal para operações no entorno de centros urbanos. Foto: Divulgação/Volvo

A Volvo está testando o FM Electric, seu modelo de caminhão pesado 100% elétrico, em várias regiões do Brasil. O veículo foi disponibilizado para diversas empresas transportadoras com operações regulares, para avaliar seu desempenho e os benefícios dentro do contexto tipicamente brasileiro. 

As viagens estão sendo feitas por motoristas de vários setores, com o objetivo, por parte da Volvo, de avaliar seus clientes em potencial e suas expectativas com o uso do caminhão elétrico.

“Estamos colocando veículos em empresas de transporte com operações regulares no Brasil, para que os frotistas sintam os benefícios e os avanços de nossa tecnologia. Os relatos têm sido muito positivos”, afirma Wilson Lirmann, presidente do Grupo Volvo América Latina.

As rotas misturam trechos urbanos e de rodovias, obedecendo às condições reais das demandas de cada transportador. Na maioria das vezes, os veículos fazem embarque nas unidades produtoras e levam a carga para centros de distribuição ou até mesmo ao destino final.

O FM Eletric tem potência de 490 kW, com opções de PBTC (Peso Bruto Total Combinado) de até 44 toneladas. Ele pode ser equipado com três motores elétricos e até seis baterias (540 kWh). Com autonomia de até 300 km, é ideal para operações no entorno de centros urbanos. O carregamento pode levar de 1h30 até 8h, dependendo da quantidade de baterias e tipo de carregador

Caminhão verde passando por uma ponte estaiada
O FM Eletric está sendo testado por empresas sob supervisão da Volvo. Foto: Divulgação/Volvo

Europa na frente

Enquanto a implementação do veículo pesado no Brasil ainda está em período de testes, no continente europeu a Volvo já comemora grandes vendas, como, por exemplo, o contrato assinado com a Holcim, uma das maiores empresas do ramo de construção do mundo, para o fornecimento de mil caminhões elétricos até 2030. O contrato é, até o momento, o maior pedido de caminhões elétricos da Volvo, e as primeiras 130 unidades serão entregues entre 2023 e 2024.

As fases de testes da Volvo, na Europa, ficam por conta de outro tipo de combustível, o hidrogênio. Os testes estão sendo realizados em estradas ao norte da Suécia, sob um clima extremamente frio, em condições bastante desafiadoras. A empresa entende que esse será o próximo passo e representará o futuro da mobilidade elétrica.

 

Ler o Anterior

Stellantis e VW apoiam projeto de R$ 5 bi em mineração no Brasil

Ler o Próximo

Mercado Livre aumenta sua frota de veículos elétricos no Brasil

Deixar uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Popular