Com autonomia de até 300 km, o veículo é ideal para operações no entorno de centros urbanos. Foto: Divulgação/Volvo
A Volvo está testando o FM Electric, seu modelo de caminhão pesado 100% elétrico, em várias regiões do Brasil. O veículo foi disponibilizado para diversas empresas transportadoras com operações regulares, para avaliar seu desempenho e os benefícios dentro do contexto tipicamente brasileiro.
As viagens estão sendo feitas por motoristas de vários setores, com o objetivo, por parte da Volvo, de avaliar seus clientes em potencial e suas expectativas com o uso do caminhão elétrico.
“Estamos colocando veículos em empresas de transporte com operações regulares no Brasil, para que os frotistas sintam os benefícios e os avanços de nossa tecnologia. Os relatos têm sido muito positivos”, afirma Wilson Lirmann, presidente do Grupo Volvo América Latina.
As rotas misturam trechos urbanos e de rodovias, obedecendo às condições reais das demandas de cada transportador. Na maioria das vezes, os veículos fazem embarque nas unidades produtoras e levam a carga para centros de distribuição ou até mesmo ao destino final.
O FM Eletric tem potência de 490 kW, com opções de PBTC (Peso Bruto Total Combinado) de até 44 toneladas. Ele pode ser equipado com três motores elétricos e até seis baterias (540 kWh). Com autonomia de até 300 km, é ideal para operações no entorno de centros urbanos. O carregamento pode levar de 1h30 até 8h, dependendo da quantidade de baterias e tipo de carregador.
Europa na frente
Enquanto a implementação do veículo pesado no Brasil ainda está em período de testes, no continente europeu a Volvo já comemora grandes vendas, como, por exemplo, o contrato assinado com a Holcim, uma das maiores empresas do ramo de construção do mundo, para o fornecimento de mil caminhões elétricos até 2030. O contrato é, até o momento, o maior pedido de caminhões elétricos da Volvo, e as primeiras 130 unidades serão entregues entre 2023 e 2024.
As fases de testes da Volvo, na Europa, ficam por conta de outro tipo de combustível, o hidrogênio. Os testes estão sendo realizados em estradas ao norte da Suécia, sob um clima extremamente frio, em condições bastante desafiadoras. A empresa entende que esse será o próximo passo e representará o futuro da mobilidade elétrica.
Graduando em Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica de Campinas, possui experiência na criação de conteúdo para sites, blogs e redes sociais. Acompanha o mercado de veículos elétricos para o Canal VE.