Canal VE

29 de maio de 2025

Volvo inicia produção de ônibus elétricos articulados em Curitiba

Ônibus biarticulado da Volvo tem cor vermelha com os dizeres 100% elétrico

Volvo BRTZ, fabricado em Curitiba, pode ser exportado para outros países. Foto: Divulgação/Volvo.

A fábrica da Volvo em Curitiba (PR) iniciou a produção dos primeiros ônibus biarticulados elétricos da marca em todo o mundo. Com zero emissões de CO2 e baixíssimo nível de ruído, o modelo BZRT estará disponível nas versões articulada e biarticulada. A ideia da empresa é exportar o modelo para sistemas BRT (Bus Rapid Transit) de outros países.

Com 28 metros de comprimento e capacidade para até 250 passageiros, o Volvo BRTZ biarticulado é um veículo de alta eficiência, com benefícios semelhantes ao de uma linha de metrô, porém com custos de implantação e operação reduzidos. 

“Temos a meta de zerar as emissões de CO2 de nossos veículos até 2040. A oferta de ônibus elétricos de alta capacidade é parte dessa iniciativa”, assegura André Marques, presidente da Volvo Buses na América Latina.

O veículo 100% elétrico é equipado com dois motores de 200 kW cada, o equivalente a 540 cv de potência total. Além disso, os modelos carregam um câmbio automatizado de duas marchas e chassi com capacidade de oito baterias (capacidade total de 720 kWh) com tempo de recarga variando entre duas e quatro horas. 

O motor e as baterias ficam distribuídas na parte central do veículo, abaixo do piso, permitindo carrocerias com salão livre para maior número de passageiros. “Estamos utilizando o mesmo quadro de chassi, eixos, sistemas de direção e suspensão robustos e de alta capacidade que equipam nosso biarticulado tradicional”, afirma Alexandre Selski, diretor de eletromobilidade da Volvo Buses na América Latina.

Imagem mostra o chassi biarticulado do ônibus
Chassi do modelo BZRT, ônibus biarticulado 100% elétrico da Volvo. Foto: Divulgação/Volvo.

Zero acidentes

Alinhado ao projeto da Volvo nomeado de Zero Acidentes, os modelos BZRT contam com dispositivos de segurança ativa, como câmeras com sensores frontais e laterais nos pontos cegos para proteção de pedestres, ciclistas e outros usuários das vias.

Contam também com sensores de placas de trânsito, Volvo Dynamic Steering, sistema que controla a direção com maior precisão, melhorando a precisão e a estabilidade dos ônibus, além de prover conforto ao motorista. 

Além disso, é possível a ativação do sistema apelidado de “Zonas de Segurança”, capaz de reduzir a velocidade do ônibus automaticamente através do GPS. A tecnologia pode atuar em áreas mais propensas a acidentes com maior volume de pedestres, como regiões perto de terminais, escolas e hospitais. “Algumas cidades tiveram até 50% de redução de colisões com esse sistema”, explica Selski.

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