
ID. CROSS terá sua versão definitiva também em 2026. Foto: Divulgação/Volkswageb
A Volkswagen revelou no Salão de Munique, durante o IAA Mobility 2025 – que acontece entre 8 e 14 de setembro – o ID. CROSS Concept, SUV elétrico compacto que antecipa a futura versão eletrificada para o mercado europeu.
O modelo foi desenvolvido para atender tanto ao uso urbano quanto a viagens mais longas, reforçando a estratégia da marca de ampliar sua linha de elétricos acessíveis, com nomes já consagrados da marca.
Thomas Schäfer, CEO da Volkswagen, destacou que essa nova versão representa um marco para a empresa. “O conceito ID. CROSS demonstra que estamos realmente entregando, com um novo design, muitas tecnologias antes vistas apenas em classes superiores, melhor usabilidade e qualidade e, finalmente, novamente com o nome ‘certo’. Com essa nova geração da Volkswagen, estamos cumprindo nossas promessas”, diz.
Potência e autonomia
O ID. CROSS Concept apresenta um sistema de propulsão de última geração, recém-desenvolvido. Dois módulos centrais compõem esse sistema: o motor elétrico com eletrônica de potência integrado ao sistema do eixo dianteiro, e uma bateria de alta tensão posicionada de forma plana no piso tipo sanduíche.
O motor elétrico do carro conceito gera uma potência de 211 cv (155 kW) e se movimenta nas rodas dianteiras. A autonomia estimada é de até 420 km. A Volkswagen destacou ainda a versatilidade do modelo: o engate traseiro suporta 75 kg, suficiente para transportar duas bicicletas elétricas, e o SUV é capaz de rebocar até 1.200 kg.
Em preparação
O ID. CROSS Concept faz parte de uma ofensiva de produtos do Brand Group Core, que reúne Volkswagen, Škoda, SEAT & CUPRA e Volkswagen Veículos Comerciais. Até 2027, o grupo deve lançar quatro novos modelos elétricos compactos na Europa.
Uma das versões apresentada ainda camuflado é a do ID. Polo, que tem produção programada para começar em 2026, seguido de sua versão esportiva GTI. Já o ID. CROSS terá sua versão definitiva também em 2026, enquanto o ID. EVERY1 deve chegar em 2027. A estratégia visa aproveitar sinergias e reduzir custos de desenvolvimento, tornando a mobilidade elétrica mais acessível.
Design amigável
Apresentado na cor verde Urban Jungle, o ID. CROSS Concept inaugura a linguagem de design “Pure Positive”, baseada em três pilares: estabilidade, simpatia e identidade marcante. O SUV traz linhas robustas e uma assinatura em LED 3D que remete a um “sorriso”, reforçando a proposta de transmitir proximidade e simpatia.
Andreas Mindt, chefe de design da Volkswagen, explicou que o modelo foi inspirado em clássicos da marca, como o Golf e a Kombi. Elementos como a coluna C marcante e a linha de janelas retas remetem diretamente ao legado da fabricante.
Dimensões
Com 4,16 metros de comprimento e 2,60 m de entre-eixos, o ID. CROSS Concept tem dimensões muito próximas às do T-Cross europeu, mas com um interior mais espaçoso. O porta-malas oferece 450 litros de capacidade, além de um compartimento extra de 25 litros sob o capô.
O design interno segue a filosofia de criar uma experiência de bem-estar, com acabamento em tecido, iluminação configurável, assentos rebatíveis e até plantas naturais integradas ao console central. A proposta remete a um lounge, reforçando o conforto em viagens.
Nova plataforma elétrica
O cockpit do ID. CROSS Concept traz duas telas centrais de 11 e 13 polegadas, dispostas em um mesmo eixo visual, além de comandos de voz e botões de acesso rápido. O volante multifuncional também foi redesenhado, mantendo a ergonomia como prioridade.
O SUV é construído sobre a plataforma MEB, que evolui para a MEB+, incorporando baterias, motores e softwares mais avançados. Entre as novidades está a próxima geração do Travel Assist, sistema de condução semiautônoma.

Jornalista graduada pela UNIP desde 2023. Atuou como repórter em veículos de comunicação na região de Campinas com experiência em impresso, digital e TV. Acompanha o mercado de veículos elétricos para o Canal VE.