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25 de julho de 2025

Veículos elétricos superam os a combustão pela 1ª vez na China

BYD Dolphin Mini branco dentro de um túnel

O BYD Seagull é um dos carros elétricos mais vendidos do mundo. Foto: Divulgação/BYD

Pela primeira vez na história da China, os veículos elétricos e híbridos plug-in, chamados no país de NEVs (Veículos de Novas Energias) ultrapassaram os modelos a combustão nas vendas de carros de passeio na China. No primeiro semestre de 2025, foram comercializadas 10,89 milhões de unidades, segundo a CPCA. Desse total, 5,46 milhões foram NEVs, alta de 33% em relação ao mesmo período do ano anterior, enquanto os modelos tradicionais (ICE) caíram 5,2%, com 5,43 milhões de unidades. 

A participação dos NEVs nas vendas totais atingiu 50,1%, consolidando um novo marco no setor automotivo chinês.

Entre os NEVs, os veículos 100% elétricos (BEVs) se destacaram, com crescimento de 37,6%, somando 3,33 milhões de unidades. Já os híbridos plug-in (PHEVs) cresceram 26,5%, com 2,13 milhões. Com isso, os BEVs ampliaram sua participação no segmento para 61%, dois pontos percentuais acima de 2024.

A produção chinesa também está cada vez mais voltada ao mercado externo: 1,05 milhão de NEVs foram exportados no semestre, alta de 74,3% na comparação anual. O volume representa 15% das vendas totais de NEVs no país, com destaque para os embarques da Tesla e da BYD

O hatch Geely Xingyuan liderou as vendas no semestre, seguido pelo BYD Seagull (Dolpinh Mini) e o Tesla Model Y. O Geely Monjaro, modelo a combustão mais bem colocado, apareceu apenas em sétimo lugar, atrás até do elétrico Xiaomi SU7.

Tesla Model Y branco é visto circulando sobre ponte em cenário urbano
Tesla Model Y foi o carro mais vendido no mundo em 2023. Foto: Divulgação/Tesla.

Crescimento de baterias LFP e queda da NMC

As instalações de baterias em veículos elétricos na China somaram 299,7 GWh, alta de 47,3%. A tecnologia de litio-ferro-fosfato (LFP) foi responsável por 243,9 GWh, crescendo 73% e ampliando sua liderança no mercado. Em contrapartida, as baterias NMC (níquel-manganês-cobalto) registraram queda de 10,9% com 55,4 GWh. 

Na produção, a China fabricou 697,3 GWh de baterias no semestre, avanço de 62,2%. A exportação totalizou 81,2 GWh, sendo 59,1 % NMC e 40,9% LFP. Para sistemas de armazenamento de energia, foram exportados 45,6 GWh, alta de 232,8%

 

CATL e BYD lideram entre fabricantes de baterias

O mercado segue concentrado nas gigantes CATL, com 44,3% de participação e 25,4 GWh instalados, e BYD, com 21,8%. Ambas seguem à frente, apesar do crescimento expressivo da CALB (7,7%) e da Gotion High-tech (5,1%), esta última apoiada pela Volkswagen e com expansão de 200% em relação a 2024.

bateria CATL
CATL é primeira a cumprir nova norma de segurança da China. Foto: Divulgação/CATL

China já tem quase 37 milhões de veículos elétricos nas ruas

Em junho de 2025, a China contabilizava 359 milhões de veículos em circulação, sendo 36,9 milhões (10,3%) NEVs. Desses, 69,2% são totalmente elétricos, ligeira queda frente aos 70,3% do final de 2024. 

Para analistas locais, o país vive um ponto de inflexão, com metade das novas vendas já dominadas pelos elétricos e a eletrificação atingindo dois dígitos nas ruas.

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