Aplicativo Tupi Recarga oferece diversas funcionalidades aos usuários. Foto: Canal VE.
A Tupi ultrapassou a marca de 1.000 carregadores rápidos em corrente contínua (DC) conectados nativamente ao seu aplicativo, tornando-se o primeiro app de recarga do país a operar essa escala em alta potência.
Ao todo, são 1.010 carregadores DC integrados diretamente à plataforma, o que amplia a disponibilidade de recarga rápida para usuários que dependem do carro elétrico no dia a dia ou em deslocamentos entre cidades.
Além do número de carregadores, a rede da Tupi soma 73,3 MW de potência gerenciada e já movimentou mais de 32 GWh de energia, o equivalente a aproximadamente um mês de iluminação pública noturna da cidade de São Paulo. Apenas em 2025, a plataforma registrou mais de 1,1 milhão de sessões de recarga, evidenciando o uso intensivo da infraestrutura.
A ampliação dos carregadores DC permite reduzir significativamente o tempo de recarga, viabilizar viagens mais longas e aumentar a confiabilidade do serviço.
Para Davi Bertoncello, fundador da Tupi, a expansão de estações de recarga rápida pode indicar a maturidade do mercado de mobilidade elétrica no Brasil. “Ultrapassar mil DCs conectados é um indicador claro de maturidade operacional. Transformamos recarga rápida em serviço confiável, com pagamentos, sistema antifraude, monitoramento e suporte 24h. Essa infraestrutura é essencial para o avanço dos carros elétricos no Brasil”, falou.

Base de clientes
A base de usuários da Tupi ultrapassa 290 mil motoristas, o que, segundo a empresa, representa uma parcela significativa dos condutores de veículos elétricos e híbridos plug-in em circulação no país.
A tecnologia da plataforma também está embarcada em boa parte dos veículos 100% elétricos vendidos no Brasil, consolidando sua atuação como uma camada digital de integração entre montadoras, operadores de recarga e usuários finais.
Com novos carregadores sendo integrados diariamente ao aplicativo, a expectativa é ampliar ainda mais a capilaridade da recarga rápida no Brasil. O movimento acompanha a evolução da frota de veículos elétricos e híbridos e reforça a infraestrutura como peça-chave para acelerar a adoção da mobilidade elétrica em escala nacional.

Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter, redator e editor em veículos de comunicação de grande circulação, como Grupo Folha, Grupo RAC e emissoras de TV e rádio. Acompanha o setor de veículos elétricos e outras energias renováveis para o desenvolvimento sustentável.