Novo carro híbrido flex compacto da Toyota deve gerar 700 postos de trabalho. Foto: Divulgação/Toyota.
A Toyota vai iniciar a produção de novo veículo compacto híbrido flex para o mercado brasileiro na fábrica de Sorocaba (SP). Para isso, contará com um investimento de R$ 1,63 bilhão, que faz parte do programa ProVeículo Verde, do governo do Estado de São Paulo.
Além desse investimento, a montadora também terá um aporte de R$ 61,8 milhões para a atualização de outro modelo híbrido flex, já existente no mercado.
O anúncio foi realizado em solenidade no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo (SP), em 19 de abril de 2023, com a presença do governador de São Paulo Tarcísio Freitas, o secretário da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo (Sefaz-SP), Samuel Kinoshita, e o presidente da Toyota do Brasil, Rafael Chang.
Foco no meio ambiente
Esse é o maior valor de investimento programado no âmbito do ProVeículo Verde desde seu lançamento, em março de 2022. O programa do governo estadual tem foco no meio ambiente, na inovação e na sustentabilidade.
A expectativa é criar cerca de 700 empregos com o novo modelo com motorização híbrido flex, composta por dois motores, um elétrico e outro à combustão, sem a necessidade de recarga externa.
O motor híbrido flex será montado na planta de motores em Porto Feliz (SP), com previsão de chegada ao mercado brasileiro em 2024.
Kinoshita afirma que a liberação do recurso incentiva a produção de veículos menos poluentes no estado e no Brasil. “Além de reduzir as emissões, a medida gera mais empregos, por meio de novas tecnologias, e renda à população paulista”, diz. “Também mostra o apoio do Estado de São Paulo no desenvolvimento de projetos sustentáveis, e sua significativa contribuição para as exportações de produtos industrializados”, completa o secretário.
O novo compacto híbrido flex da Toyota deverá ser vendido para 22 países da América Latina. A montadora, no entanto, não revelou qual é o modelo que será produzido na fábrica de Sorocaba.
Benefícios do programa
Com a adesão ao ProVeículo Verde, a Toyota poderá utilizar créditos acumulados de ICMS de acordo com calendário pré-estabelecido, como contrapartida aos investimentos realizados pela montadora.
O aporte será destinado à produção de um novo modelo compacto híbrido flex que se juntará ao Corolla Cross e ao Corolla sedã na estratégia da companhia de ampliar as opções de veículos eletrificados que contribuam com a descarbonização do Brasil.
“A Toyota acredita no mercado brasileiro e continua investindo em tecnologia e inovação para atender às necessidades dos consumidores. É uma solução sustentável, que gera empregos e desenvolvimento econômico. Somos pioneiros na tecnologia híbrido flex e na busca contínua de tornar a mobilidade mais limpa e eficiente”, afirma Rafael Chang, presidente da Toyota do Brasil.
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter, redator e editor em veículos de comunicação de grande circulação, como Grupo Folha, Grupo RAC e emissoras de TV e rádio. Acompanha o setor de veículos elétricos e outras energias renováveis para o desenvolvimento sustentável.
One Comment
Vai ser plug-in, híbrido sem este recurso não economiza nada.