Modelo será produzido na fábrica de Sorocaba (SP). Foto: Divulgação / Toyota
A Toyota iniciou a produção nacional do Yaris Cross, na fábrica de Sorocaba (SP). O modelo marca a entrada da montadora no segmento de SUVs compactos e amplia a oferta de veículos híbridos flex no mercado brasileiro.
O início da fabricação está inserido no ciclo de investimentos de R$ 11,5 bilhões previsto pela empresa até 2030, anunciado em 2024. O carro passa a integrar o portfólio de eletrificados da marca no país, ao lado de Corolla e Corolla Cross.
Fabricação no Brasil
Ainda de acordo com a Toyota, a produção nacional do Yaris Cross tem impacto na cadeia automotiva local, com a ampliação da nacionalização de componentes, geração de empregos e participação de fornecedores brasileiros no desenvolvimento de sistemas de maior complexidade tecnológica. Além do mercado interno, o modelo será exportado para Argentina, Equador e Uruguai, reforçando o papel do Brasil como base estratégica de produção da Toyota na América Latina.
O modelo já está disponível na rede de concessionários da fabricante, que conta com mais de 300 unidades espalhadas pelo território nacional.

Sistema híbrido flex full
A tecnologia híbrida full flex do carro combina um motor a combustão capaz de operar com gasolina e etanol em qualquer proporção e sistema elétrico com baterias autorrecarregáveis. Segundo a Toyota, no sistema, o motor elétrico é responsável por tracionar diretamente as rodas de forma autônoma, em conjunto com o motor a combustão, o que resulta em maior eficiência energética e redução de emissões. Com essa configuração, o Yaris Cross se torna o primeiro modelo do segmento B-SUV no Brasil a adotar esse tipo de propulsão.
“Estamos diante de um momento único na trajetória de quase 70 anos da Toyota no Brasil e na América Latina. A chegada do Yaris Cross representa nossa evolução tecnológica e compromisso com a qualidade e com uma mobilidade mais sustentável e eficiente”, afirma Evandro Maggio, presidente da Toyota do Brasil.
Sustentabilidade
Com produção local, design voltado ao segmento de utilitários esportivos compactos e adoção da tecnologia híbrida flex full, o Yaris Cross passa a ocupar uma posição central na estratégia da Toyota para o mercado brasileiro, alinhada à diretriz global Multipathway, que prevê diferentes soluções tecnológicas para a redução de emissões conforme as características de cada mercado.

Estudante de jornalismo na PUC-Campinas. Atuou como redator, repórter, social media e assessor de imprensa na área de esportes. Estagiário no Canal VE.