Unidades são entregues no Pacaembu. Foto: Divulgação / Eletra
A cidade de São Paulo passará a ter cerca de 1.200 unidades de ônibus elétricos após novas entregas serem realizadas. A apresentação foi feita pelo prefeito Ricardo Nunes nesta terça-feira (17), em frente ao Pacaembu.
A capital paulista é a cidade brasileira com a maior frota de ônibus elétricos e deve receber centenas de novas unidades já nos próximos meses. A marca demonstra o avanço da mobilidade elétrica urbana e do transporte limpo e descarbonizado.
Cresce o número de ônibus elétricos em todo o país
As vendas de ônibus elétricos aumentaram 136,4% em todo o Brasil de janeiro a novembro de 2025, em comparação com o mesmo período em 2024. Segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), 280 unidades foram comercializadas no ano anterior até o mês de novembro, enquanto 662 foram vendidas neste ano.
Dentro dessa estatística, São Paulo lidera o transporte urbano descarbonizado. Ao todo, cerca de 550 unidades foram entregues à cidade somente em 2025. Nos últimos meses, a capital paulista ultrapassou mil ônibus elétricos em sua frota.

Liderança da Eletra na produção de ônibus elétricos
Das novas unidades entregues à São Paulo, 40 são da Eletra, empresa 100% brasileira voltada para a produção de ônibus elétricos. De toda a frota já em circulação em São Paulo, 62% possuem tecnologia da fabricante.
Além disso, 600 novas unidades de ônibus elétricos apenas da Eletra já foram encomendadas para a capital paulista. Segundo Milena Braga Romano, presidente da companhia, a eletrificação deve avançar ainda mais. “São Paulo dá lição para todo o País. O Brasil vai liderar a América Latina (em frota não poluente) e a energia para isso é de São Paulo”, diz.

Estudante de jornalismo na PUC-Campinas. Atuou como redator, repórter, social media e assessor de imprensa na área de esportes. Estagiário no Canal VE.