
Os primeiros veículos começam a circular na região sul da cidade. Foto: Claudio Vieira/PMSJC
São José dos Campos, no interior de São Paulo, deu mais um passo em sua trajetória de eletromobilidade para implementar uma frota de transporte público 100% elétrica. A Prefeitura apresentou os primeiros cinco novos ônibus, da Eletra, que já começam a circular em linhas da região sul, com previsão de entrega de mais 15 veículos ainda neste mês de outubro.
A frota completa, composta por 400 ônibus, será implantada gradativamente, substituindo totalmente os veículos atuais. O projeto integra o Plano de Gestão 2025-2028 e promete modernizar o transporte público, oferecendo mais linhas e qualidade de serviço para os passageiros.
A cidade vem eletrificando sua frota desde 2022, quando inaugurou a Linha Verde, corredor de 12 quilômetros operado por 12 VLPs (Veículos Leves sobre Pneus) articulados e 100% elétricos. O novo contrato, no entanto, amplia essa iniciativa e representa a adoção em larga escala de ônibus elétricos no sistema municipal. Segundo a prefeitura, o projeto vai “transformar a cidade na primeira do país a ter frota 100% elétrica”.
Tecnologia 100% nacional e sustentável
Os ônibus possuem 12 metros, portas à direita, piso baixo, rampas para pessoas com deficiência, ar-condicionado, tomadas USB, wi-fi gratuito, vidros com proteção UV, suspensão a ar e níveis zero de emissões de poluentes, com ruído quase nulo. Toda a tecnologia é nacional: motores, baterias e inversores são da WEG; carrocerias Caio eMillennium, fabricadas em Botucatu; e plataformas Mercedes-Benz O500U, produzidas em São Bernardo do Campo.
Os veículos também contam com inteligência embarcada que permite monitorar desempenho, horários e trajetos, garantindo economia, segurança por câmeras internas e eficiência na operação. O design exclusivo e a iluminação em LED facilitam a identificação das linhas pelos passageiros.

Marco na mobilidade urbana
A Eletra, fabricante da frota, destaca a importância de São José dos Campos como rota tecnológica e pioneira. “É uma honra fazer parte de mais um processo de qualificação dos transportes de mais uma cidade. Tudo é força do Brasil. Nada mais gratificante que ver ônibus elétricos 100% brasileiros levando qualidade de vida à população”, afirma Milena Braga Romano, presidente da Eletra.
A iniciativa busca unir modernidade, sustentabilidade e conforto, oferecendo um transporte público mais ágil, seguro e eficiente, alinhado ao crescimento da cidade e à integração com outros modais, como ciclovias e sistemas urbanos de mobilidade.

Jornalista graduada pela UNIP desde 2023. Atuou como repórter em veículos de comunicação na região de Campinas com experiência em impresso, digital e TV. Acompanha o mercado de veículos elétricos para o Canal VE.