Salão do Automóvel retorna em 30 de outubro a 7 de novembro de 2027. Foto: Divulgação/Salão do Automóvel
O Salão do Automóvel voltará ao Distrito Anhembi em 2027. A Anfavea e a RX anunciaram as datas da próxima edição – de 30 de outubro a 7 de novembro de 2027 – e informaram que dez montadoras presentes no evento deste ano já garantiram participação. O anúncio foi feito durante a edição atual, que segue até 30 de novembro, pelo presidente da Anfavea, Igor Calvet, e pelo CEO da RX Américas, Fernando Fisher.
Entre as empresas que já confirmaram presença em 2027 estão Caoa Chery, Caoa Changan, Hyundai, Renault, Stellantis, Toyota, Kia, Omoda & Jaecoo, GAC e Suzuki Motos. Honda e Mitsubishi Motors também demonstraram interesse e avaliam a participação.
Reedição fortalecida
Para Calvet, o anúncio sela a volta definitiva do Salão ao calendário automotivo. Ele avalia que a edição de 2025 consolidou o formato renovado da mostra e reacendeu o interesse do público.
“O Salão voltou da forma que merecia: prestigiado por marcas, autoridades e, principalmente, pelo público. O sucesso desta edição nos traz a responsabilidade de fazer, em 2027, um evento ainda melhor”, afirmou.
Mayra Nardy, diretora de portfólio da RX, destaca que a combinação de lançamentos, ativações e experiências confirmou que havia demanda reprimida. “O sucesso deste novo formato evidenciou o quanto a indústria e o público aguardavam por esse reencontro.”
Retorno das marcas
Após sete anos de hiato, as montadoras elogiaram a retomada do evento, que serviu como palco para apresentar modelos que chegarão ao mercado brasileiro nos próximos anos.
“O Salão do Automóvel voltou com força total e ocupa seu lugar histórico como o grande palco do nosso setor. Estaremos juntos na edição de 2027, contando com mais espaço e um mercado brasileiro de automóveis ainda mais forte e vibrante”, diz Airton Cousseau, presidente e CEO da Hyundai Motor Brasil e Hyundai Motor Américas Central e do Sul.
A Renault classificou a edição como estratégica. “Para a Renault foi o evento perfeito para a chegada do Boreal ao mercado e para revelarmos ao público os nossos futuros lançamentos Koleos e a concept car Niagara”, afirma Aldo Costa, diretor de Marketing da marca.
Estreante no Salão, a Omoda & Jaecoo destaca que o desempenho da mostra indica um mercado mais maduro. “Para 2027, queremos chegar ainda mais fortes, com rede ampliada, modelos de nova geração e uma presença consolidada entre as principais marcas automotivas do país”, diz Thiago Marques, Head de PR da Omoda & Jaecoo Brasil.
A Honda avaliou positivamente o novo formato, o local e a experiência oferecida aos visitantes e disse que pretende retornar em 2027. A HPE Mitsubishi Motors também considerou sua participação bem-sucedida e afirmou avaliar presença em futuras edições.
A edição de 2025 do Salão do Automóvel segue até 30 de novembro.

Jornalista graduada pela UNIP desde 2023. Atuou como repórter em veículos de comunicação na região de Campinas com experiência em impresso, digital e TV. Acompanha o mercado de veículos elétricos para o Canal VE.