Canal VE

Saiba como contribuir com Aneel para aprimorar recargas de VEs

A Consulta Pública receberá contribuições de 11 de dezembro de 2025 a 10 de março de 2026. Foto: Divulgação/Aneel

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) segue recebendo contribuições da sociedade com o objetivo de aprimorar as regras para conexão de carregadores de veículos elétricos à rede de distribuição de energia. A Consulta Pública, aberta desde 11 de dezembro de 2025, segue recebendo as contribuições até 10 de março de 2026, pelo e-mail: [email protected].

Com base em estudos técnicos e em informações enviadas pelas distribuidoras e em resultados de projetos-piloto já realizados, a proposta tem o objetivo de tornar o processo de conexão mais eficiente, identificar barreiras existentes e fortalecer a infraestrutura necessária para o avanço da eletromobilidade no Brasil.

Segundo a Aneel, uma data para audiência pública ainda não está definida.

 

Quem vai se beneficiar?

A consulta pública busca, além de trazer mais avanços à eletromobilidade, busca beneficiar os usuários de veículos eletrificados, com mais pontos de recargas para facilitar as instalações tanto em casa quanto no trabalho. 

Empresas e comércios também se beneficiam. Shoppings, supermercados, postos e estacionamentos poderão instalar carregadores com menos burocracia.

Os condomínios terão regras claras, mais segurança e menos confusão na hora de instalar carregadores para moradores.

Para quem não possuí um veículo próprio, há benefícios para as cidades no transporte coletivo. Ficará mais fácil montar estruturas para ônibus e frotas elétricas, ajudando a modernizar o transporte e deixar as cidades mais limpas e com menos poluição.

Por fim, a discussão também buscará atingir distribuidoras de energia, que seguirão planejando melhorar a rede para evitar sobrecargas, garantindo um serviço mais estável.

 

Demanda de energia elétrica

Estudos da Empresa da Pesquisa Energética (EPE) mostram que a demanda de energia elétrica por veículos elétricos vai aumentar exponencialmente na próxima década. A demanda de eletricidade associada à eletromobilidade deve aumentar de 627 GWh em 2025 para 7,8 TWh em 2035, reforçando a importância da consideração dessa carga no planejamento e no desenho tarifário do setor elétrico.

Por outro lado, a estrutura de recarga pública não cresce no mesmo ritmo, o que pode se tornar um entrave para a disseminação da tecnologia no país. Por isso, a Aneel abre a discussão para mapear quais são os possíveis entraves e como a regulação pode propiciar o avanço da eletromobilidade no Brasil.

Segundo a agência reguladora, a mobilidade elétrica é fundamental na transição energética e descarbonização dos transportes diante das urgências climáticas enfrentadas de frente à modernização urbana. “Uma mudança profunda que envolve não só a eletrificação de veículos, mas também a integração com redes inteligentes, fontes renováveis, políticas públicas e novos modelos de negócios”.

Com a consulta pública, a Aneel busca ampliar o diálogo com a sociedade e o setor elétrico, garantindo que as novas regras acompanhem a evolução da eletromobilidade, contribuam para a modernização da rede e ofereçam mais segurança e eficiência para consumidores, empresas e distribuidoras.

 

Ler o Anterior

Volvo Ex30 Ultra Twin Motor faz 0 a 100 km/h em 3,6 segundos

Ler o Próximo

Ônibus elétricos biarticulados da Volvo integram o BRT Goiânia

Mais Popular

Overview de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.