Gilles Le Borgne, do Renault Group, e Andreas Wolf, da Vitesco Technologies, assinam acordo. Foto: Divulgação/Renault
O Renault Group e a Vitesco Technologies anunciaram um convênio para o desenvolvimento e a produção de eletrônicos de potência conjuntos para trens de força — ou sistemas de transmissão — elétricos e híbridos.
Pelo acordo, as empresas vão unir esforços e conhecimentos para o desenvolvimento conjunto de um novo conceito de eletrônica de potência ainda inédito no mercado. O conceito está sendo chamado de “One Box”.
O objetivo é criar uma unidade eletrônica chave que combine todos os componentes em um mesmo compartimento: o conversor CC-CC, o carregador integrado OBC e o inversor.
O conversor CC-CC é um circuito eletrônico de energia que converte a alta tensão CC (corrente contínua) da bateria para alimentar a rede de 14V CC de baixa tensão do carro. O Carregador Integrado (On Board Charger – OBC) é um circuito de energia que permite a recarga da bateria de tração CC de alta tensão da rede elétrica. Já o inversor é um circuito eletrônico de potência que aciona o motor elétrico em CA a partir da tensão CC da bateria de tração. Ele controla a velocidade do motor, tração e recuperação de energia durante a frenagem.
De acordo com o anúncio realizado pelas duas companhias, o novo conceito vai permitir, ainda, um ganho de compacidade (-45% em termos de volume) e massa para o desenvolvimento dos futuros veículos da Renault. O plano é oferecer mais espaço e conforto para os passageiros.
As equipes do Renault Group e da Vitesco Technologies definirão os produtos e processos de montagem da “One Box”, integrando novas tecnologias para garantir um nível de competitividade em termos de desempenho e custo.
As configurações e a montagem dos diversos componentes serão adaptadas aos tipos de trem de força elétrico e híbrido. As equipes de desenvolvimento serão baseadas em Toulouse, na França.
A “One Box” deve equipar veículos elétricos e híbridos na faixa de alta tensão da Renault a partir de 2026. A intenção da montadora francesa é disponibilizar o produto em suas instalações industriais na França para veículos 100% elétricos.
Parceria bilateral
Com esta nova parceria, o Renault Group está estendendo seu controle sobre a cadeia de valor elétrica, integrando este sistema “all-in-one” original da eletrônica de potência, que está sendo desenvolvido internamente.
A Vitesco Technologies é uma desenvolvedora e fabricante internacional líder de tecnologias modernas de acionamento para mobilidade sustentável.
Como parte dessa parceria, o Renault Group fornecerá à Vitesco Technologies um contrato de vários anos para a eletrônica de potência dos veículos híbridos da Renault. Além disso, a Vitesco Technologies fornecerá ao Renault Group, uma “Caixa de Alta Tensão”, que combina o conversor CC-CC e o carregador, para veículos elétricos a bateria a partir de 2025.
Primeiras impressões
Gilles Le Borgne, EVP Engineering, do Renault Group, diz que a união com a Vitesco vai gerar excelentes resultados. “Temos o prazer de dar um novo passo hoje com a Vitesco Technologies, uma parceira de longa data do Renault Group em veículos elétricos, cuja experiência em eletrônica de potência é reconhecida em todo o mundo. Juntos, vamos projetar e desenvolver uma ‘One Box’ de última geração, única no mercado, que será uma vantagem competitiva real. Com esta parceria estratégica, também estamos fortalecendo ainda mais nosso domínio da cadeia de valor elétrica, e reafirmando mais uma vez nossa determinação em ancorar nossos desenvolvimentos tecnológicos e industriais para o veículo elétrico na França”, disse.
Para Andreas Wolf, CEO da Vitesco Technologies, a parceria é um marco. “Estamos muito felizes em entrar nesta parceria estratégica com o Renault Group, que é um dos maiores fabricantes automotivos e pioneiro na área de veículos elétricos. Com este passo, não só nos tornaremos um aliado chave do Renault Group na eletrônica de potência, mas também é um marco importante para fortalecer ainda mais nosso crescimento no campo da eletrificação.”
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter, redator e editor em veículos de comunicação de grande circulação, como Grupo Folha, Grupo RAC e emissoras de TV e rádio. Acompanha o setor de veículos elétricos e outras energias renováveis para o desenvolvimento sustentável.