O novo Renault Twingo E-tech é uma versão modernizada e elétrica do antigo Twingo. Foto: Divulgação/Renault
A Renault expôs ao público, pela primeira vez, o novo modelo do Renault Twingo E-Tech eletric prototype. A revelação ocorreu no Salão do Automóvel, em Paris, em outubro de 2024, e apresentou a versão modernizada de um dos veículos mais icônicos da montadora francesa.
O veículo é pensado na mobilidade urbana, sem abrir mão da praticidade e da eficiência, respondendo aos desafios do dia a dia,
remetendo à alma do Twingo original como a silhueta minimalista monovolume, os faróis com visual malicioso, muita agilidade e um ar pra lá de simpático.A carroceria deste monovolume possui um teto de vidro fixo, proporcionando uma cabine espaçosa e cheia de luz natural para os ocupantes, alinhada ao conceito de “carros para viver”, slogan utilizado na apresentação. Com um design moderno e superfícies harmoniosas, o modelo ainda incorpora diversos elementos que remetem ao primeiro Twingo, unindo charme e inovação, o que reforça sua identidade única.
Novo design
O Twingo E-Tech Electric Prototype apresenta um design frontal marcado pelos faróis e pelas linhas ao redor do logotipo da marca. Seu visual oferece uma sensação de familiaridade e simplicidade desde o primeiro olhar.
Na parte traseira, o modelo atualiza elementos do design clássico do Twingo original, com um vidro traseiro emoldurado em preto. As lanternas traseiras seguem o formato dos faróis dianteiros, reforçando o aspecto tecnológico. O nome “Twingo” aparece no centro da tampa do porta-malas, com uma tipografia leve e descontraída.
Os faróis, inspirados na primeira geração, são projetados para se destacar na carroceria, trazendo uma sensação de inovação. O teto de vidro permite que a luz natural ilumine a cabine, criando uma atmosfera mais ampla.
Nas laterais, as maçanetas circulares foram modernizadas e integradas de forma discreta nas portas, em referência ao modelo de 1992, agora com um detalhe luminoso. As aberturas no capô, anteriormente usadas para ventilação, agora têm apenas função estética, uma vez que o motor é totalmente elétrico.
Na parte frontal, o logotipo é exibido digitalmente, enquanto os faróis apagam de forma suave, gerando um efeito visual sutil e dinâmico.
Graduando em Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Possui experiência em rádio, televisão, criação de conteúdos para site, e social media. Acompanha o mercado de veículos elétricos para o Canal VE.