Canal VE

19 de setembro de 2024

Renault anuncia novo furgão para ser o futuro dos VEs comerciais

estafette concept

O Estafette Concept chega com a promessa de ser uma das principais alternativas para os veículos de entregas comerciais. Foto: Divulgação/Renault

De olho no futuro, e se modernizando conforme as demandas do mercado, a Renault anunciou o Estafette Concept, um furgão comercial totalmente elétrico, sendo um dos primeiros dessa linhagem da montadora francesa. De acordo com a marca, este veículo comercial leve 100% elétrico associa as dimensões do Kangoo L2, a agilidade do Clio e o volume de carga do Trafic L1H2. Apesar da apresentação, ainda não há previsão de quando o veículo estará disponível ao mercado.

Com uma arquitetura SDV (veículo definido por software) da plataforma FlexEVan, desenvolvida pela Ampere, o Estafette Concept é um veículo 100% conectado, já que conta com uma arquitetura eletrônica que permite integrar funções avançadas, como atualizações em tempo real ou manutenção preditiva, contribuindo para uma redução de 30% dos custos de utilização.

O modelo também foi desenvolvido com base nos feedbacks dos clientes profissionais, levando suas necessidades em conta. Ele otimiza a logística das operações, com redução de tempo e maior segurança. 

Outra demanda que o fez ser pensado, e futuramente produzido, foi o grande aumento das plataformas de venda pela internet. Com isso, os serviços de entrega de mercadorias tiveram um crescimento exponencial, enquanto os centros urbanos têm cada vez mais restrições de acesso.

Sucessor da linhagem dos emblemáticos pequenos furgões da Renault, nascidos em 1959, e que possuíam uma arquitetura dianteira de motor e transmissão, permitindo liberar totalmente a área de carga, o novo Estafette 4.0 estreia a nova plataforma elétrica FlexEVan que chega para revolucionar a oferta de veículos comerciais leves.

anúncio do estafette
O Estafette Concept foi anunciado ao público em um evento da Renault. Foto: Divulgação/Renault

Novo design

“Apresentando um conceito global para o seu design interno e externo, o Estafette Concept pretende transformar a percepção do veículo comercial leve de uso urbano. Assim, o design assume protagonismo  com um desenho de formas doces e expressivas, destacadas pelas cores pop”, disse Sandeep Bhambra, designer-chefe da Ampere.

“A cabine de Estafette Concept tem um design bastante harmonioso, tendo sido concebida para reduzir o custo total de utilização. Este design astucioso simplifica o trabalho diário do motorista, permitindo um uso diário intenso. Já os dispositivos de segurança inteligentes foram pensados para proteger os usuários na cidade”, disse Yannick Bignon, diretor de projetos de design LCV, Ampere.

desig interno do estafette
O Estafette Concept possui uma arquitetura eletrônica que permite integrar funções avançadas. Foto: Divulgação/Renault

O Estafette Concept

Com comprimento de 4,87 m e largura de 1,92 m, o Estafette Concept apresenta dimensões externas semelhantes às do Kangoo L2 (4,91 x 1,86 m). Assim como este último, este modelo novo pode ser estacionado em uma vaga de estacionamento clássica (menos de 5 m), mas se mostrando mais ágil devido ao diâmetro de giro entre paredes semelhante ao do Clio (pouco mais de 10 metros). Seu grande diferencial é a altura bastante superior (2,59 m vs. 1,85 m), que confere verticalidade à silhueta do modelo. Esta verticalidade contribui para uma área interna onde o motorista pode ficar em pé, permitindo uma circulação mais fluida e confortável entre o cockpit e a área de carga.

O painel de bordo do Estafette Concept conta com um espaço tecnológico com visão totalmente desobstruída em torno do volante, com uma tela de 7’’ para o painel de instrumentos e uma grande tela de 12’’ deslocada para a direita, mas voltada para o condutor. Em sua base, no centro do volante e à esquerda, vários widgets servem de atalho para um acesso direto às funções escolhidas. O sistema multimídia de tecnologia aberta pode receber diferentes softwares relacionados ao trabalho dos usuários do veículo. Nas extremidades do painel de bordo, duas telas verticais de 10 polegadas exibem imagens da traseira do veículo, captadas pelas câmeras externas.

Ler o Anterior

Catamarã elétrico e sustentável reforça transporte na Amazônia

Ler o Próximo

ABB e EVE Energy firmam acordo para novas fábricas de baterias

Deixar uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Popular