
O presidente da ABVE, Ricardo Bastos (ao centro), em visita à sede do Corpo de Bombeiros de SP. Foto: Divulgação/ABVE.
O Corpo de Bombeiros de São Paulo promove uma audiência pública online, nesta quarta-feira, 26 de março de 2025, sobre a segurança em operações de recarga de veículos elétricos em estacionamentos de edifícios residenciais e áreas comerciais. A audiência pública tem o apoio da ABVE, Associação Brasileira do Veículo Elétrico. A transmissão será realizada na página do YouTube da associação.
A audiência terá participação de cerca de 20 entidades, com intervenções de 8 minutos cada. Terá também a presença de bombeiros de diferentes estados, vinculados à entidade nacional do setor (Ligabom). Entre as entidades previstas para participar da audiência, estão: ABVE, IPT, NFPA, ABNT, Anfavea, Sinduscon, Secovi, AEA, Unicamp e Universidade Mackenzie, além de representantes de empresas como GM, BYD, Volkswagen e Raízen.
O objetivo é subsidiar a futura norma sobre operações de carregamento de veículos elétricos e segurança em estacionamentos que os Bombeiros de São Paulo e dos demais estados deverão divulgar a partir da segunda quinzena de maio.
De acordo com a ABVE, a meta final é criar um conjunto de medidas de prevenção a incêndios e segurança da área total dos estacionamentos, e não apenas das vagas em que os veículos elétricos e híbridos plug-in possam fazer as recargas.
O comandante do Corpo de Bombeiros de São Paulo (CBPMESP), Coronel Nilton Cesar Zacarias Pereira, e o presidente da Fundação de Apoio ao Corpo de Bombeiros de São Paulo (Fundabom), Coronel Valdir Pavão, serão os responsáveis pela abertura da audiência, que será conduzida pelo Major Ronaldo Ribeiro, coordenador da Comissão de Estudos sobre Eletromobilidade e Acumuladores de Energia do CBPMESP.
Debates em três frentes
Os especialistas das diversas entidades convidadas farão exposições técnicas e comentários em três grupos temáticos, sendo:
Grupo 1:
Definir a atualização das cargas de incêndio dos veículos modernos, hoje de apenas 300mj/m², considerando a atual grande quantidade de plásticos desses veículos e o consequente aumento da velocidade de propagação das chamas.
Grupo 2:
Definir novos parâmetros de TRRF (Tempo Requerido de Resistência ao Fogo) dos grupos de Ocupações G1 a G4 (estacionamentos) e Grupo C-1 (concessionárias de veículos).
Grupo 3:
Ajudar a definir as distâncias necessárias das estações de carregamento de EVs em áreas externas.

Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter, redator e editor em veículos de comunicação de grande circulação, como Grupo Folha, Grupo RAC e emissoras de TV e rádio. Acompanha o setor de veículos elétricos e outras energias renováveis para o desenvolvimento sustentável.