
Pesquisa conversou com gestores de 300 empresas. Foto: Freepik
Quatro em cada dez empresas brasileiras possuem ou planejam adotar veículos elétricos em sua frota. É o que diz a pesquisa realizada pela Edenred Brasil, com dados exclusivos da eletrificação no país, com estudos de caso que mostram na prática a adoção dessa eletrificação.
Após ouvir gestores de 300 empresas para entender o estágio atual da eletrificação de frotas no Brasil, o estudo identificou que 18% já utilizam veículos elétricos e os outros 18% pretendem adotar esse tipo de tecnologia nos próximos três anos.
Essa mudança se mostrou motivada por dois motivos principais. Nos entrevistados, 60% foram desmotivados por descarbonização e 47% pela inovação no setor. Nas que ainda pretendem adotar o uso dos veículos elétricos, a descarbonização é levada em consideração em plano central por 69% dos entrevistados.
Estudo de caso
Em um dos estudos apresentados por uma das empresas com uma frota que roda em média 200 km por dia, foi identificado um gasto com carro elétrico de R$ 7.000 por ano em recargas.
No comparativo com um veículo a combustão, rodando a mesma média de quilometragem, o veículo gastaria R$ 50.000 por ano em abastecimento, no mesmo modelo e padrão de operação.
Além desse rendimento, o estudo identifica que 88% das empresas veem a sustentabilidade como um motor de valor a longo prazo, visto que produtos com atributos de sustentabilidade geram de 6% a 25% mais receita, aumentando a ambição climática de 37% das empresas.

Jornalista graduada pela UNIP desde 2023. Atuou como repórter em veículos de comunicação na região de Campinas com experiência em impresso, digital e TV. Acompanha o mercado de veículos elétricos para o Canal VE.