Canal VE

Porto Alegre começa a testar carregamento público de elétricos

Carregadores serão instalados em espaços urbanos da Capital. Foto: Gustavo Roth/PMPA

A Prefeitura de Porto Alegre (RS) começou a iniciar testes de carregadores públicos de veículos elétricos em espaços urbanos da Capital neste mês de janeiro. No total, oito vagas com carregadores rápidos estarão disponíveis para os usuários.

A ação conjunta da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMMU), da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e do Gabinete de Inovação, faz parte de uma nova Prova de Conceito (POC) aprovada no Programa Living Lab POA, programa que abre o espaço público para o teste controlado. A iniciativa contará com supervisão e acompanhamento técnico da administração municipal. 

O projeto foi criado pela empresa Esquina do Futuro, rede pioneira de eletropostos multisserviços com foco em mobilidade elétrica e convivência urbana, responsável por apresentar o projeto para a administração municipal. Além de criadora, a Esquina do Futuro será responsável por executar a iniciativa.

 

Carregadores 

Nesta nova POC, serão instaladas oito vagas equipadas com carregadores públicos rápidos, permitindo que qualquer cidadão possa carregar seu veículo elétrico diretamente no logradouro público. O projeto-piloto tem como objetivo avaliar, na prática, a viabilidade técnica, operacional e urbana desse tipo de infraestrutura.

“Testar o carregamento público de veículos elétricos é fundamental para preparar Porto Alegre para os desafios da mobilidade urbana sustentável e orientar futuras decisões de política pública”, destaca o secretário de Inovação, Luiz Carlos Pinto.

 

Coleta de dados

Durante o período de testes, serão coletados dados sobre uso, desempenho e impacto da solução, que servirão de base para análises sobre a eficiência e a adequação da oferta de pontos públicos de carregamento, considerando o crescimento da eletromobilidade em Porto Alegre.

Segundo dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), a capital rio-grandense é a maior em número de usuários de veículos elétricos no estado. Até Novembro de 2025, Porto Alegre contabilizava mais de 10 mil usuários.

“Esse teste vai  permitir avaliar a viabilidade técnica e operacional desses carregadores em espaços públicos e entender como eles se integram à dinâmica urbana e às necessidades da população. Com isso, a cidade avança no sentido de oferecer mais segurança, conveniência e previsibilidade aos usuários que optam por tecnologias mais limpas e sustentáveis”, completa Adão de Castro Júnior, secretário de Mobilidade Urbana.

Ler o Anterior

GM evita emissão de 3,2 milhões de toneladas de CO2 no Brasil

Ler o Próximo

GWM supera meta de vendas em 2025 com híbridos em destaque

Mais Popular