Carregadores serão instalados em espaços urbanos da Capital. Foto: Gustavo Roth/PMPA
A Prefeitura de Porto Alegre (RS) começou a iniciar testes de carregadores públicos de veículos elétricos em espaços urbanos da Capital neste mês de janeiro. No total, oito vagas com carregadores rápidos estarão disponíveis para os usuários.
A ação conjunta da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMMU), da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e do Gabinete de Inovação, faz parte de uma nova Prova de Conceito (POC) aprovada no Programa Living Lab POA, programa que abre o espaço público para o teste controlado. A iniciativa contará com supervisão e acompanhamento técnico da administração municipal.
O projeto foi criado pela empresa Esquina do Futuro, rede pioneira de eletropostos multisserviços com foco em mobilidade elétrica e convivência urbana, responsável por apresentar o projeto para a administração municipal. Além de criadora, a Esquina do Futuro será responsável por executar a iniciativa.
Carregadores
Nesta nova POC, serão instaladas oito vagas equipadas com carregadores públicos rápidos, permitindo que qualquer cidadão possa carregar seu veículo elétrico diretamente no logradouro público. O projeto-piloto tem como objetivo avaliar, na prática, a viabilidade técnica, operacional e urbana desse tipo de infraestrutura.
“Testar o carregamento público de veículos elétricos é fundamental para preparar Porto Alegre para os desafios da mobilidade urbana sustentável e orientar futuras decisões de política pública”, destaca o secretário de Inovação, Luiz Carlos Pinto.
Coleta de dados
Durante o período de testes, serão coletados dados sobre uso, desempenho e impacto da solução, que servirão de base para análises sobre a eficiência e a adequação da oferta de pontos públicos de carregamento, considerando o crescimento da eletromobilidade em Porto Alegre.
Segundo dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), a capital rio-grandense é a maior em número de usuários de veículos elétricos no estado. Até Novembro de 2025, Porto Alegre contabilizava mais de 10 mil usuários.
“Esse teste vai permitir avaliar a viabilidade técnica e operacional desses carregadores em espaços públicos e entender como eles se integram à dinâmica urbana e às necessidades da população. Com isso, a cidade avança no sentido de oferecer mais segurança, conveniência e previsibilidade aos usuários que optam por tecnologias mais limpas e sustentáveis”, completa Adão de Castro Júnior, secretário de Mobilidade Urbana.

Jornalista graduada pela UNIP desde 2023. Atuou como repórter em veículos de comunicação na região de Campinas com experiência em impresso, digital e TV. Acompanha o mercado de veículos elétricos para o Canal VE.