O novo Macan será lançado em duas versões: Macan 4 e Macan Turbo. Foto: Divulgação/Porsche
A Porsche apresentou, durante evento realizado em Cingapura, o Macan 100% elétrico. O novo carro da montadora alemã será lançado em duas versões: Macan 4 e o Macan Turbo, sendo o primeiro a versão padrão e o segundo uma opção com mais potência.
O veículo é um dos mais vendidos pela marca mundialmente em seu modelo a combustão, porém, o novo Macan deve iniciar a transição para o modelo elétrico. O novo carro da Porsche deve ter sua pré-venda iniciada no Brasil ainda no primeiro trimestre de 2024, sendo entregue no mesmo ano. Seu preço ainda não foi revelado.
“O novo Macan é claramente reconhecível pela sua identidade de marca como parte da família de produtos Porsche. As proporções clássicas da Porsche foram desenvolvidas e adaptadas de forma ideal aos desafios de um veículo elétrico. Isso realçou ainda mais a aparência esportiva, moderna e dinâmica do Macan. O design deixa claro: o Macan continua sendo um automóvel esportivo em seu segmento, mesmo na versão elétrica”, explica Michael Mauer, vice-presidente da Style Porsche.
Detalhes das duas versões
Em sua versão de entrada, intitulada de Macan 4, o veículo contará com motor 100% elétrico, com potência de até 300 kW (equivalente a 408 cv), além de um torque máximo de 66,3 kgfm, o que garante uma aceleração de 0 a 100 km/h em 5,2 segundos, com velocidade máxima de 220 km/h.
A bateria utilizada em ambos os modelos será a mesma, com capacidade de 95 kWh. No entanto, a autonomia apresenta variações entre os modelos. Para o Macan 4, o alcance divulgado é de até 613 km com apenas uma carga, no padrão WLTP.
Já a versão mais potente do novo Macan, chamada de Turbo, terá um motor com potência de 470 kW (equivalente a 640 cv), e conta com um torque máximo de 115,2 kgfm, que combinados, devem garantir uma aceleração de 0 a 100 km/h em 3,3 segundos, e uma velocidade máxima de 260 km/h. Em relação à autonomia, o Macan Turbo pode percorrer até 519 km de distância com uma carga, segundo o ciclo WLTP.
Para ambos os modelos, a bateria pode ser carregada de 10 a 80% em aproximadamente 21 minutos em uma estação de carregamento rápido adequada.
No tamanho, o modelo elétrico tem 4.784 mm de comprimento, 1.938 mm de largura, 1.622 mm de altura e 2.893 mm de entre-eixos.
Internamente, o Macan está equipado com display e conceito operacional de última geração com até três telas, incluindo o painel de instrumentos independente de 12,6 polegadas com design curvo e o display central de 10,9 polegadas.
Início de uma transição energética?
O fato do modelo ter sido apresentado como “novo Macan” gerou dúvidas sobre a continuidade na fabricação do modelo a combustão.
Entretanto, a Porsche ainda não se posicionou sobre o tema e segue, como irá fazer no Brasil, vendendo ambos os modelos em suas concessionárias.
Graduando em Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica de Campinas, possui experiência na criação de conteúdo para sites, blogs e redes sociais. Acompanha o mercado de veículos elétricos para o Canal VE.