Versão turbo do carro ultrapassa os mil cv de potência. Foto: Divulgação / Porsche
A Porsche deu início a fabricação do Cayenne elétrico, SUV que está em pré-venda no Brasil e tem entregas previstas para o segundo semestre de 2026. A fabricação do modelo ocorre em Bratislava, na Eslováquia.
A montadora está utilizando módulos de bateria desenvolvidos exclusivamente para o Cayenne elétrico. Esses itens são fabricados na Porsche Smart Battery Shop em Horná Streda, localizada a cerca de 100 quilômetros a nordeste de Bratislava.

Características do Cayenne elétrico
O carro possui duas versões disponíveis no Brasil. A de entrada tem preços a partir de R$900 mil, potência máxima de 442 cv, 835 Nm de torque, bateria com 113 kWh de capacidade, autonomia aproximada de 642 km (ciclo WLTP) e uma potência de recarga em corrente contínua (DC) de até 390 kW – o que permite um carregamento de 10% a 80% em 16 minutos. Além disso, a aceleração de 0 a 100 km/h pode ser feita em 4,8 segundos.
Já a versão turbo tem preços a partir de 1,41 milhão, com desempenho ainda mais esportivo. São 1.156 cv de potência máxima e 1.500 Nm de torque, com uma aceleração de 0 a 100 km/h em 2,5 segundos. Nesse caso, a autonomia aproximada é de 623 km (ciclo WLTP). A potência máxima de recarga rápida e a capacidade da bateria são as mesmas em ambas as versões, que também apresentam tração integral.
“Com o Cayenne Elétrico, estamos transferindo firmemente o DNA da Porsche para o futuro – com nossos módulos de bateria desenvolvidos internamente, os mais altos níveis de qualidade de fabricação e uma linha de produção que combina perfeitamente motores a combustão, sistemas híbridos e motores elétricos”, afirma Albrecht Reimold, membro do Conselho Executivo de Produção e Logística da Porsche AG.

Integração com a Fórmula E
O Porsche Cayenne elétrico é um exemplo de como a Fórmula E impacta o dia a dia da mobilidade elétrica, pois o modelo apresenta sistemas que surgiram e foram testados antes nas pistas de automobilismo. O resfriamento direto a óleo do motor elétrico, o sistema de regeneração de até 600 kW e a recarga ultrarrápida são algumas das características derivadas dos carros de corrida da montadora alemã. Além disso, várias outras tecnologias passam pela categoria, numa espécie de “laboratório” da eletromobilidade.


Estudante de jornalismo na PUC-Campinas. Atuou como redator, repórter, social media e assessor de imprensa na área de esportes. Estagiário no Canal VE.