Novos ônibus buscam as ações voltadas à mobilidade urbana sustentável. Foto: Divulgação
A parceria entre os governos federal e de Pernambuco para a reestruturação do transporte público da Região Metropolitana do Recife prevê a aquisição de 100 ônibus elétricos. A medida integra um conjunto de ações voltadas à modernização da frota e à mobilidade urbana.
Os veículos devem ser incorporados às linhas metropolitanas e têm como objetivo melhorar a qualidade do serviço, reduzir emissões e ampliar a oferta de transporte coletivo na região.
“O transporte coletivo de massa precisa ser prioridade. Este é o início de um novo tempo, unindo esforços do governo federal e do governo estadual para garantir que os investimentos aconteçam”, afirmou a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB).
Ônibus elétricos
A compra dos 100 ônibus elétricos foi assumida de forma conjunta pelos governos estadual e federal e faz parte da estratégia de modernização do transporte público da capital recifense. A iniciativa busca reduzir a dependência de veículos a combustão e melhorar o conforto para os usuários do sistema.
Segundo o governo, os ônibus serão destinados às linhas metropolitanas e devem operar de forma integrada aos demais modais de transporte.
Investimentos no metrô
Além dos ônibus elétricos, foi anunciado um investimento de R$ 500 milhões para a recuperação do Metrô do Recife. O sistema, que também é 100% elétrico, atende cerca de 180 mil passageiros por dia e conta com 71,4 quilômetros de trilhos, cinco linhas e 37 estações.
Como medida imediata, 11 trens seminovos, provenientes de Belo Horizonte e Porto Alegre, serão incorporados à frota até a chegada de novos veículos. Todas as estações passarão por reformas, incluindo melhorias em telhados, banheiros e sistemas elétricos.
“Nós queremos oferecer um transporte digno e seguro para a população. Todos os empregos serão preservados, ninguém será prejudicado”, disse o ministro das Cidades, Jader Filho.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que o governo federal vai se empenhar para melhorar o transporte urbano no estado. “O direito de levantar de manhã e encontrar um transporte bom para trabalhar é sagrado. O direito de sair do trabalho e voltar para casa em um transporte de qualidade também é sagrado”, declarou.
Outra frente do projeto é a ampliação da integração tarifária, permitindo que o passageiro utilize diferentes modais pagando uma única tarifa dentro de um período determinado.

Jornalista graduada pela UNIP desde 2023. Atuou como repórter em veículos de comunicação na região de Campinas com experiência em impresso, digital e TV. Acompanha o mercado de veículos elétricos para o Canal VE.