Canal VE

Ônibus elétrico Eletra Padron é aprovado para operar em SP

Visão lateral frontal do Eletra Padron

Modelo já pode ser comercializado para as viações. Foto: Divulgação/Eletra

O Eletra Padron, ônibus 100% elétrico, foi aprovado pela São Paulo Transporte (SPTrans) para operar no sistema municipal da capital paulista e ser adquirido pelas viações. O modelo já pode iniciar suas operações e é mais uma opção de ônibus elétrico disponível na frota paulistana, que ultrapassou mil unidades recentemente. 

Produzido pela Eletra, empresa 100% nacional, o Padron comporta até 82 passageiros – entre sentados e em pé – e tem cerca de 12,5 metros de comprimento. O chassi é Mercedes e a carroceria, Caio. Segundo a empresa, o veículo possui algumas novidades, como motores elétricos de ímã permanente, controladores precisos com softwares mais modernos e baterias inéditas da WEG – empresa também 100% brasileira.

“Sabemos da importância de uma aprovação como essa não apenas para a cidade de São Paulo, mas para a eletromobilidade em todo o Brasil e na América Latina. Isso porque os padrões da SPTrans são altamente técnicos, exigentes, como devem ser, e criteriosos”, afirma Milena Romano, presidente da Eletra. “Esses parâmetros são seguidos por diversas cidades e chegam a embasar normas adotadas por outros países da região. Isso significa que, com esse modelo, podemos atender a diferentes sistemas de transporte e seguir contribuindo para uma mobilidade mais limpa e confortável nas Américas”, finaliza.

Visão lateral traseira do Eletra Padron
Capital paulista já tem mais de mil unidades de ônibus elétricos. Foto: Divulgação/Eletra

Características do Eletra Padron 

O ônibus possui uma autonomia de 255 km, homologada em testes pela SPTrans. As baterias somadas apresentam uma capacidade de 373 kWh

Lançado oficialmente em outubro de 2025, o Padron pode levar até 82 passageiros – 10 a mais que sua versão anterior – graças à uma redução na massa do veículo entre 350 kg e 400 kg. Esse peso menor foi possibilitado pelas novas tecnologias do sistema elétrico, que ampliam a capacidade de retenção energética e a durabilidade das baterias

O e-bus também oferece piso baixo para garantir a acessibilidade de pessoas com dificuldades de movimento, além de vidros colados com proteção contra raios UV (ultravioleta do Sol), ar-condicionado e tomadas do tipo USB para carregamento de dispositivos móveis. Com isso, o ônibus se enquadra em mais exigências da SPTrans.

“Todo o conjunto tecnológico deste novo modelo garante sua adequação às mais diversas operações, inclusive as mais exigentes, como as da cidade de São Paulo, que envolvem aclives e declives acentuados, grande carregamento de passageiros, trânsito com paradas e retomadas frequentes e curvas mais fechadas”, explica a diretora comercial da Eletra, Ieda Oliveira.” Com nossas parceiras, conseguimos desenvolver um ônibus inédito, sinônimo de robustez que até então não se encontrava no mercado”, completa. 

Ler o Anterior

Fórmula E é a categoria esportiva mais sustentável do mundo

Mais Popular