Modelo já pode ser comercializado para as viações. Foto: Divulgação/Eletra
O Eletra Padron, ônibus 100% elétrico, foi aprovado pela São Paulo Transporte (SPTrans) para operar no sistema municipal da capital paulista e ser adquirido pelas viações. O modelo já pode iniciar suas operações e é mais uma opção de ônibus elétrico disponível na frota paulistana, que ultrapassou mil unidades recentemente.
Produzido pela Eletra, empresa 100% nacional, o Padron comporta até 82 passageiros – entre sentados e em pé – e tem cerca de 12,5 metros de comprimento. O chassi é Mercedes e a carroceria, Caio. Segundo a empresa, o veículo possui algumas novidades, como motores elétricos de ímã permanente, controladores precisos com softwares mais modernos e baterias inéditas da WEG – empresa também 100% brasileira.
“Sabemos da importância de uma aprovação como essa não apenas para a cidade de São Paulo, mas para a eletromobilidade em todo o Brasil e na América Latina. Isso porque os padrões da SPTrans são altamente técnicos, exigentes, como devem ser, e criteriosos”, afirma Milena Romano, presidente da Eletra. “Esses parâmetros são seguidos por diversas cidades e chegam a embasar normas adotadas por outros países da região. Isso significa que, com esse modelo, podemos atender a diferentes sistemas de transporte e seguir contribuindo para uma mobilidade mais limpa e confortável nas Américas”, finaliza.

Características do Eletra Padron
O ônibus possui uma autonomia de 255 km, homologada em testes pela SPTrans. As baterias somadas apresentam uma capacidade de 373 kWh.
Lançado oficialmente em outubro de 2025, o Padron pode levar até 82 passageiros – 10 a mais que sua versão anterior – graças à uma redução na massa do veículo entre 350 kg e 400 kg. Esse peso menor foi possibilitado pelas novas tecnologias do sistema elétrico, que ampliam a capacidade de retenção energética e a durabilidade das baterias.
O e-bus também oferece piso baixo para garantir a acessibilidade de pessoas com dificuldades de movimento, além de vidros colados com proteção contra raios UV (ultravioleta do Sol), ar-condicionado e tomadas do tipo USB para carregamento de dispositivos móveis. Com isso, o ônibus se enquadra em mais exigências da SPTrans.
“Todo o conjunto tecnológico deste novo modelo garante sua adequação às mais diversas operações, inclusive as mais exigentes, como as da cidade de São Paulo, que envolvem aclives e declives acentuados, grande carregamento de passageiros, trânsito com paradas e retomadas frequentes e curvas mais fechadas”, explica a diretora comercial da Eletra, Ieda Oliveira.” Com nossas parceiras, conseguimos desenvolver um ônibus inédito, sinônimo de robustez que até então não se encontrava no mercado”, completa.

Estudante de jornalismo na PUC-Campinas. Atuou como redator, repórter, social media e assessor de imprensa na área de esportes. Estagiário no Canal VE.