
A Porsche Cayenne 100% elétrica chegará ao mercado em breve. Foto: Divulgação/Porsche
O novo Porsche Cayenne totalmente elétrico bateu o recorde para veículos da categoria na tradicional subida de montanha de Shelsley Walsh, na Inglaterra. O SUV passa por uma série de testes globais antes do lançamento oficial, que deve acontecer ainda em 2025.
Conduzido pela piloto Gabriela Jílková, o protótipo, ainda com adesivagem camuflada, completou o percurso em 31,28 segundos, superando a marca anterior em mais de quatro segundos e evidenciando o desempenho esportivo do modelo, que busca unir potência, estabilidade e usabilidade no dia a dia.
O vídeo divulgado pela montadora alemã pode ser conferido em seu site oficial ou em suas
redes sociais.
Alta performance e tecnologia em destaque
O feito aconteceu durante uma filmagem promovida pela Porsche no circuito britânico, conhecido por sua exigência técnica: uma pista estreita, com 914 metros de extensão, apenas três metros e meio de largura e trechos com inclinação de até 16,7%.
O Cayenne Electric utilizava pneus convencionais de verão e foi equipado com o Porsche Active Ride, sistema de suspensão ativa que manteve a carroceria estável mesmo nas curvas mais desafiadoras.
“Essa tecnologia amplia significativamente o equilíbrio entre conforto e dinâmica de condução”, explicou Michael Schätzle, vice-presidente da linha Cayenne.
O desempenho do SUV também chamou atenção no primeiro ponto de cronometragem: em apenas 1,94 segundo, o veículo alcançou os 18,3 metros iniciais, marca até então atingida apenas por monopostos com pneus slick.
Versatilidade também no uso diário
Além da performance esportiva, a Porsche mostrou a capacidade de reboque do Cayenne Electric em outra gravação, conduzida pelo apresentador britânico Richard Hammond. O SUV elétrico transportou, sem dificuldades, um carro clássico de mais de duas toneladas acoplado a um trailer, totalizando cerca de três toneladas.
A marca afirma que o modelo será um dos primeiros veículos 100% elétricos com capacidade de reboque de até 3,5 toneladas.
Com lançamento próximo, mas ainda sem data oficial, o Cayenne Electric será exibido publicamente no Goodwood Festival of Speed, entre os dias 10 e 13 de julho.
Segundo Schätzle, o modelo simboliza um novo patamar para a Porsche: “Graças à eletrificação, conseguimos um desempenho inédito, sem abrir mão da versatilidade e da praticidade que os clientes já conhecem”.

Graduando em Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Possui experiência em rádio, televisão, criação de conteúdos para site, e social media. Acompanha o mercado de veículos elétricos para o Canal VE.