A nova scooter elétrica da Honda é inspirada em um sucesso de vendas da marca nos anos 80. Foto: Divulgação/Honda
A Honda apresentou uma scooter elétrica compacta, com visual semelhante ao de uma maleta. A scooter é inspirada no Motocompo, um modelo de moto compacta da Honda que fez sucesso nos anos 80, no Japão.
O veículo, chamado de Motocompacto, é dobrável e, segundo a Honda, promete revolucionar o mercado da micromobilidade. A ideia da gigante japonesa é vender a scooter elétrica em conjunto com os carros da marca.
“O Motocompacto é exclusivamente Honda. Uma faceta divertida, inovadora e inesperada de nossa estratégia de eletrificação mais ampla. Vendido em conjunto com os nossos novos SUVs totalmente elétricos, o Motocompacto apoia nosso objetivo de neutralidade de carbono, ajudando os nossos clientes com transporte de ponta a ponta com zero emissões”, explica Jane Nakagawa, vice-presidente da Unidade de Negócios de P&D da American Honda Motor.
A princípio, o modelo será vendido apenas no mercado norte-americano, e custará US$ 995 (aproximadamente R$ 4.826).
Medidas, design e autonomia
A scooter segue à risca a ideia de ser um “veículo compacto”, com 74 centímetros de comprimento, 53,5 centímetros de altura e 9,4 centímetros de largura. O peso bruto do modelo é de pouco mais de 18 kg.
Além das medidas compactas, a Motocompacto conta com uma bateria que permite 20 quilômetros de autonomia. É alimentada por um motor elétrico de 490 W (equivalente a 0,66 cv) de potência na roda dianteira, o que garante uma velocidade máxima de até 24 km/h.
A scooter em formato de mala pode ser recarregada em tomada convencional, e precisa de pouco mais de três horas para realizar a recarga completa.
Graduando em Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica de Campinas, possui experiência na criação de conteúdo para sites, blogs e redes sociais. Acompanha o mercado de veículos elétricos para o Canal VE.