Canal VE

21 de novembro de 2024

Nissan investe na integração de carros elétricos à rede de energia

Nissan LEAF fornecendo energia para a rede elétrica

Nissan LEAF fornece energia para a rede. Foto: Divulgação/Nissan

Pensando no futuro e na atualização e movimentação do mercado da eletromobilidade, a Nissan fechou um acordo para investir no ChargeScape, o consórcio de propriedade igualitária da BMW, Ford e Honda, focada na integração de veículos elétricos com a rede elétrica. A montadora japonesa se tornará investidora de 25% do consórcio e utilizará os serviços da mesma para seus veículos no Canadá e nos Estados Unidos.

No mês passado, BMW, Ford e Honda lançaram o programa ChargeScape, que é um software sem fio que conecta veículos elétricos e gerencia o fluxo de energia em tempo real. Ele reduz a demanda em horários de pico por meio de carregamentos inteligentes (V1G) e permite o envio de energia de volta para a rede (V2G). A plataforma integrada simplifica a conexão entre concessionárias de energia, fabricantes e usuários.

O programa da ChargeScape oferece benefícios financeiros para motoristas de veículos elétricos ao permitir o carregamento inteligente e a venda de energia de volta para a rede. Ao se conectarem à plataforma, os motoristas podem receber incentivos por interromper o carregamento em períodos de alta demanda e comercializar a energia armazenada nas baterias. Essa estratégia ajuda a evitar o uso de “usinas de pico”, que são mais caras e têm maior impacto ambiental.

No Brasil, a tecnologia V2G ainda passa por processos para sua validação e legalização no país.

 

Tecnologia Vehicle to Grid (V2G)

A tecnologia Vehicle to Grid (V2G) funciona como uma fonte de energia. De forma simples, o processo envolve a utilização de VEs estacionados e não utilizados como fonte de energia para a rede elétrica durante períodos de alta demanda, ao mesmo tempo em que retorna essa energia aos mesmos VEs durante períodos de baixa demanda. 

Esse mecanismo permite que a rede use a energia armazenada dos VEs para acomodar surtos repentinos nos requisitos de energia, como quando as famílias ativam coletivamente aparelhos elétricos de alta potência, como chuveiros, microondas ou ferro de passar roupa ao mesmo tempo. 

A tecnologia V2G tem o potencial de revolucionar a maneira como usamos e gerenciamos a energia no dia a dia.

Ler o Anterior

Chevrolet lança Equinox EV, SUV 100% elétrico, por R$ 419 mil

Ler o Próximo

Zeekr estreia no Brasil com carro elétrico esportivo por R$ 428 mil

Mais Popular