
Carros elétricos e híbridos da BYD desembarcam de navio cargueiro em Aracruz (ES). Foto: Divulgação/BYD.
A BYD reforçou o estoque brasileiro ao importar mais 5.524 veículos elétricos e híbridos, das famílias Dolphin, Yuan e Song. Além deles, também havia algumas unidades do Denza B5, que deve ser lançado no Brasil neste ano. O navio cargueiro BYD Explorer Nº 1 atracou no Portocel, em Aracruz (ES), em 27 de fevereiro de 2025, com a remessa.
É a segunda vez que o navio vem ao Brasil, trazendo os veículos da marca. De acordo com a empresa, a nova remessa garante o atendimento da crescente demanda do mercado brasileiro pelos veículos da greentech até que a fábrica de Camaçari (BA) inicie as operações para a produção nacional. O complexo na Bahia será o maior fora da China e terá capacidade para produzir 150 mil veículos por ano na primeira etapa e até 300 mil numa segunda etapa.
O BYD Explorer Nº 1 saiu de Nigbo, na província chinesa de Zhejiang, onde fica o quarto maior porto do país, e fez escalas para abastecimento em Singapura e Port Louis antes de chegar ao Brasil. Com 199,9 metros de comprimento e 38 metros de largura, a embarcação tem capacidade para transportar até 7 mil veículos.
“A chegada do BYD Explorer N° 1 ao Brasil pela segunda vez mostra nosso comprometimento em atender à crescente demanda por veículos eletrificados no país. Enquanto preparamos o início da produção em Camaçari, essa operação garante que mais consumidores tenham acesso aos nossos modelos com agilidade”, disse Alexandre Baldy, vice-presidente sênior da BYD Brasil e head comercial e marketing da BYD Auto.
“Investir em uma frota de cargueiros própria faz parte da nossa estratégia para tornar a mobilidade sustentável mais acessível e reforçar a posição da BYD como líder na eletrificação automotiva nos mercados que opera”, completou.

Liderança do mercado brasileiro de eletrificados
Em 2024, a BYD se tornou a terceira marca de veículos mais vendida no mundo, incluindo todos os tipos de propulsão, ficando atrás apenas de Toyota e Volkswagen. A montadora alcançou a impressionante marca de 4,3 milhões de unidades vendidas, o que representa um crescimento de 41% em relação ao ano anterior.
No Brasil, a empresa tem liderado o mercado de eletrificados, sendo responsável por 7 a cada 10 veículos elétricos vendidos e 1 a cada 4 híbridos. Em 2024, foram 76.811 emplacamentos no Brasil, consolidando a BYD entre as 10 montadoras com mais emplacamentos no país.

Serviço de pós-venda
Para acompanhar a alta demanda de veículos eletrificados no Brasil, a BYD também ampliou o serviço pós-venda. O Centro de Partes e Peças, em Cariacica (ES), operado pela GDL, a maior provedora de serviços de logística integrada do Estado, quase duplicou o estoque de componentes no ano passado. Passou de 370 mil para 718 mil peças, um crescimento de 94%. Além disso, a área física foi ampliada em 20 mil m², totalizando agora 24,5 mil m², o que representa uma expansão de 444%.
A expedição diária passou de 600 para 2.661 peças, um aumento de 343%. E para aprimorar o atendimento, a BYD anuncia que está desenvolvendo um sistema de integração entre concessionárias e fornecedores, com lançamento previsto para o segundo trimestre de 2025. Segundo a marca, essa tecnologia permitirá o processamento automático de pedidos e o rastreamento em tempo real das entregas, para melhorar a eficiência.

Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter, redator e editor em veículos de comunicação de grande circulação, como Grupo Folha, Grupo RAC e emissoras de TV e rádio. Acompanha o setor de veículos elétricos e outras energias renováveis para o desenvolvimento sustentável.