
Novo Mercedes CONCEPT AMG GT XX possui três motores de fluxo axial. Foto: Divulgação/Mercedes
A Mercedes apresentou o Concept AMG GT XX, um programa tecnológico que oferece a prévia do primeiro modelo superesportivo elétrico, com quatro portas, da montadora alemã, a utilizar a nova arquitetura AMG.EA.
Com três motores de fluxo axial e uma bateria de altíssimo desempenho, o veículo entrega mais de 1.360 cv de potência (1.000 kW) e acelera acima dos 360 km/h. Um dos grandes destaques é a capacidade de recarregar energia para até 400 km de autonomia (ciclo WLTP) em apenas cinco minutos.
Inovação em potência e desempenho
O grande diferencial do modelo está nos motores de fluxo axial, desenvolvidos em parceria com a britânica YASA, uma subsidiária da Mercedes. Eles são mais leves, compactos e potentes que os motores elétricos convencionais. No total, são três motores, dois no eixo traseiro e um na dianteira, capazes de gerar potência sustentada e torque elevado, garantindo performance de pista com repetibilidade.
Aliado a isso, o superesportivo traz uma bateria de alto desempenho, com tecnologia inspirada na Fórmula 1, que permite carregamento ultrarrápido e melhor gestão térmica.
O sistema opera com mais de 800 volts e utiliza resfriamento direto das células com fluido à base de óleo não condutivo.

Design e aerodinâmica de ponta
Com visual ousado na cor “sunset beam orange”, o Concept AMG GT XX combina elementos clássicos da AMG com soluções futuristas. A aerodinâmica refinada inclui um difusor de fibra de carbono, rodas com lâminas móveis que se ajustam conforme a necessidade de resfriamento ou eficiência, e coeficiente de arrasto extremamente baixo, de 0,198.
O interior segue o conceito minimalista, com materiais sustentáveis como couro sintético produzido a partir de pneus reciclados e seda biotecnológica. As soluções incluem ainda bancos com almofadas ergonômicas feitas em impressão 3D e uma interface MBUX personalizada, que transforma informações técnicas em animações visuais.
O modelo não tem data confirmada para lançamento, mas antecipa como serão os futuros veículos elétricos de alto desempenho da Mercedes-AMG.

Graduando em Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Possui experiência em rádio, televisão, criação de conteúdos para site, e social media. Acompanha o mercado de veículos elétricos para o Canal VE.