
Lucid Air Grand Touring percorreu 1.205 quilômetros entre St. Moritz, na Suíça, e Munique, na Alemanha. Foto: Divulgação/Lucid
A fabricante norte-americana de veículos elétricos Lucid Motors conquistou um novo título do Guinness World Records, o livro dos recordes, pela maior distância percorrida por um carro elétrico com uma única carga. O modelo Lucid Air Grand Touring percorreu 1.205 quilômetros entre St. Moritz, na Suíça, e Munique, na Alemanha, sem paradas para recarga.
O trajeto, que inclui diferentes tipos de vias, como rodovias, estradas, alpinas e estradas secundárias, reforçou a eficiência do veículo em condições variadas, superando a marca anterior de 1.045 quilômetros, registrada em junho de 2025, com uma diferença de 160 quilômetros. A conquista aconteceu no início de julho de 2025 e foi validada pela equipe do Guinness World Records.
De acordo com a Lucid, o resultado demonstra a eficiência energética do Air Grand Touring, que possui autonomia WLTP de 960 quilômetros e consumo médio de 13,5 kWh por 100 km. O sedã elétrico oferece 831 cavalos de potência e velocidade máxima de 270 km/h. Graças à tecnologia de carregamento ultrarrápido, o modelo é capaz de recuperar até 400 km de autonomia em apenas 16 minutos de carga.

Mais um recorde
A conquista também marca a segunda colaboração da Lucid com o empreendedor britânico Umit Sabanci, conhecido por estabelecer recordes com veículos elétricos. Em 2024, Sabanci percorreu nove países com uma única carga em um Lucid Air Grand Touring, feito também reconhecido pelo Guinness.
“Quando completei a jornada de nove países em 2024, era apenas o começo”, disse Sabanci. “Esta nova conquista leva a jornada ainda mais longe. Tenho orgulho de fazer parte de um movimento que prova que a mobilidade elétrica não é apenas o futuro; ela já está redefinindo o que é possível hoje.”

Jornalista graduada pela UNIP desde 2023. Atuou como repórter em veículos de comunicação na região de Campinas com experiência em impresso, digital e TV. Acompanha o mercado de veículos elétricos para o Canal VE.