Canal VE

Lexus lança o RZ 500e, primeiro carro elétrico da marca no Brasil

Lexus RZ 500e

Modelo está em pré-venda por R$ 499.990. Foto: Divulgação/Lexus

A Lexus lançou o RZ 500e, primeiro veículo totalmente elétrico da marca no Brasil. O modelo reforça o compromisso da fabricante com a eletrificação no segmento de luxo e já pode ser adquirido em pré-venda, por R$ 499.990.

Além da prioridade na entrega, prevista para o segundo trimestre de 2026, os primeiros compradores terão uma série de benefícios, que incluem financiamento pelo Lexus Privilege com taxa de juros a partir de 0% e recompra garantida com pelo menos 80% do valor da tabela FIPE. O RZ 500e ainda pode ser personalizado pelos clientes.

“Não é apenas mais um lançamento, já que o RZ 500e simboliza mais um avanço da marca no Brasil e o compromisso de disseminar todas as tecnologias eletrificadas”, afirma Nancy Serapião, Head da Lexus no Brasil. “Esse modelo foi projetado para atender às necessidades dos clientes, desde aqueles que priorizam a conveniência e a praticidade no dia a dia até quem deseja uma experiência de direção mais envolvente e dinâmica”, completa.

 

Características do RZ 500e

Os motores elétricos eAxle – um em cada eixo – foram projetados para reduzir as perdas de energia, com 227 cv (167 kW) de potência cada. A bateria de íons de lítio de 77 kWh possui um sistema de refrigeração líquida. De forma conjunta, o RZ 500e oferece 381 cv de potência e 26,9 kgfm (264 Nm) de torque instantâneo em cada eixo, o que garante uma aceleração de 0 a 100 km/h em 4,6 segundos

Segundo a montadora, a autonomia urbana do carro é de cerca de 600 km, no ciclo europeu WLTP e a recarga tem capacidade de até 150 kW em corrente contínua (DC), podendo fazer o veículo chegar a 80% de bateria em 30 minutos. O carro ainda é equipado com o sistema de tração integral DIRECT4.

Visão lateral do RZ 500 e
Montadora reforça seu compromisso com a mobilidade sustentável. Foto: Divulgação/Lexus

Design

O RZ500e foi projetado de fora para dentro. Na parte interna, o painel é levemente inclinado para o motorista. 30% do material de revestimento é feito a base vegetal, onde há texturas gráficas de laser. Conta também com iluminação indireta com 64 cores e LEDs. A central multimídia de 14” pode ser controlada por voz, por meio da frase “Olá, Lexus”, em um sistema que oferece conectividade para Android Auto e Apple CarPlay. 

O carro ainda tem sistema de som com 14 alto-falantes, maçanetas eletrônicas e-Latch e teto panorâmico com controle eletrônico de transparência e proteção UV.

Na parte externa, o Lexus RZ 500e adota linhas em formato de ampulheta que se integram ao capô para garantir a identidade da marca. Já os faróis exibem uma nova assinatura, com destaque para os indicadores de direção. Nas laterais, o teto realça a lanterna horizontal com o emblema da Lexus. O veículo também tem rodas de liga leve de 20”, que terão acabamento diamantado no Brasil.

Externamente, as opções de cores são Branco Pérola, Cinza Cromo, Prata Iridium, Preto Grafite, Azul Eter e Bronze. Para o interior, há três cores de revestimento: Azul, Caramelo e Chumbo. Há também a opção da escolha do teto contrastante em preto em quatro combinações.

Interior do Lexus RZ 500e
Interior do Lexus RZ 500e. Foto: Lexus/Divulgação

Segurança

O carro dispõe de 8 airbags e sistema Lexus Safety System+ 3.0. No pacote de segurança, estão inclusos: Sistema de Saída e Mudança de Faixa, Sistema de Colisão Frontal, Farol Alto Adaptativo, Controle de Velocidade de Cruzeiro Adaptativo, Alerta de Ponto Cego, Suporte à frenagem de estacionamento, Radar de verificação de perímetro, Controle de tração e estabilidade com assistência de partida em subida, Sistema de iluminação lateral, Assistente automático de estacionamento, Assistente Ativo em Curvas, Sistema Isofix e câmera de visão 360°.

 

Produção do modelo 

O RZ 500e passou por um processo de desenvolvimento no Centro Técnico da Lexus em Shimoyama, no Japão, onde pilotos profissionais e engenheiros da Lexus realizaram os ajustes no carro. O veículo possui a plataforma e-TNGA, exclusiva para os modelos elétricos. Ele ainda se beneficia da posição da bateria, instalada entre os eixos e sob o assoalho, além de utilizar seu próprio conjunto como parte da estrutura.

O sistema de lubrificação foi reprojetado nos motores, com o objetivo de eliminar a necessidade de bombas mecânicas. Já o inversor passou a utilizar semicondutores de carbeto de silício. Também houve uma redução no peso e no tamanho do rotor, enquanto os ímãs receberam uma nova disposição. As bobinas do estator também foram redesenhadas. 

“Queremos mostrar que, se tratando de um veículo elétrico, não é apenas sobre vender novos carros, mas também de oferecer diferentes experiências por meio da tecnologia e eletrificação”, explica Shinya Ito, engenheiro-chefe do projeto.

Ler o Anterior

Google fará estratégia virtual na Fórmula E em São Paulo

Mais Popular