ID.Buzz garante nota máxima em testes de segurança da Euro NCAP. Foto: Divulgação/Volkswagen.
Apresentado no Brasil durante o Rock in Rio, o ID.Buzz, da Volkswagen, alcançou o nível máximo de excelência durante testes de segurança realizados pelo Euro NCAP (European New Car Assessment Programme, o Programa Europeu de Avaliação de Carros Novos, numa tradução livre).
A estrutura robusta do veículo e os sistemas e funções de segurança garantiram margem de 92% de eficiência na categoria “Proteção de ocupantes adultos”, o que rendeu cinco estrelas para a van elétrica, carinhosamente apelidada de Kombi elétrica no Brasil.
Produzido em Hannover, na Alemanha, o ID. Buzz é equipado com múltiplos recursos como frenagem autônoma de emergência, conhecida pela sigla AEB (Autonomous Emergency Brake), que no modelo traz ainda a função de detecção de pedestres e ciclistas, e assistente ativo de mudança de faixa (Lane Assist).
Na Europa, outro destaque do ID. Buzz é o ‘Travel Assist com Swarm Data’, com dados de trânsito e estacionamento autônomo. O primeiro recurso facilita a condução parcialmente autônoma em toda a faixa de velocidade e, pela primeira vez, está disponível também a mudança de faixa assistida na estrada. Já a função de memória para estacionamento autônomo deixa salva uma vaga ou local de parada visitado anteriormente. Entre outros itens da lista de segurança estão ainda airbags frontais, laterais e de cortina.
Testes no Brasil
A Volkswagen do Brasil tem duas unidades do modelo, que participam de pesquisas de engenharia e apresentações em público desde setembro. O Canal VE conheceu de perto o ID.Buzz no 29º Congresso SAE, que aconteceu em São Paulo, no fim de novembro de 2022. No vídeo, abaixo, é possível conferir um pouco da segurança do veículo.
O ID.Buzz e outros carros da família ID da Volkswagen, como o ID.3 e ID.4, fazem parte da iniciativa Way to Zero, da montadora, que fortalece o compromisso da marca em relação à descarbonização da mobilidade.
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter, redator e editor em veículos de comunicação de grande circulação, como Grupo Folha, Grupo RAC e emissoras de TV e rádio. Acompanha o setor de veículos elétricos e outras energias renováveis para o desenvolvimento sustentável.