Jeep Wagoneer S é o primeiro modelo 100% elétrico da marca. Foto: Divulgação/Stellantis.
Depois de muita expectativa, o Jeep Wagoneer S, primeiro veículo 100% elétrico a bateria (BEV) global da marca, foi apresentado em uma versão especial, a Lauch Edition 2024. O SUV será lançado inicialmente nos EUA e Canadá no segundo semestre deste ano e, mais tarde, estará disponível em outros mercados.
Segundo a empresa, o Jeep Wagoneer S oferece um desempenho de 600 cv de potência e mais de 800 Nm de torque para uma aceleração de 0-96 km/h em 3,4 segundos.
A bateria de 400 Volts e 100 kWh de capacidade permite aos proprietários carregar o veículo de 20% a 80% em 23 minutos (com carregador rápido DC). A autonomia chega a 480 km, segundo o ciclo americano.
“O lançamento do Jeep Wagoneer S totalmente elétrico marca um novo capítulo na história da Jeep”, afirmou Antonio Filosa, CEO da marca Jeep.
“Com base em quase um século de inovação e design, este primeiro veículo elétrico global irá apresentar a toda uma nova geração de proprietários uma experiência que é distintamente Jeep e 100% elétrica em todos os sentidos. Com essa nova energia da gama de veículos Jeep, desde o elétrico ao V8, os clientes nunca tiveram tanta liberdade para escolher a sua própria aventura”, completou Filosa, em comunicado à imprensa.
Plataforma STLA
O Jeep Wagoneer S 2024 foi desenvolvido na plataforma STLA Large, que é altamente flexível e nativa dos BEV. Os designers e engenheiros da Jeep adaptaram a plataforma da Stellantis para ajustar o comprimento, largura, suspensão e as configurações do grupo propulsor e assim proporcionar ao modelo respostas mais rápidas no desempenho.
O veículo traz, de série, o sistema de tração integral totalmente elétrico. Os módulos de tração elétrica (EDM) desenvolvidos pela Stellantis possibilitam o acionamento independente das rodas dianteiras e traseiras, garantindo uma resposta instantânea de torque. Complementando isso, o exclusivo sistema de seleção de terreno da Jeep, Selec-Terrain, oferece cinco modos de condução distintos: Auto, Sport, Eco, Snow e Sand.
Além disso, o SUV oferece uma combinação de mais de 170 elementos de segurança e proteção de série que ajudam a tornar a instrumentação mais fácil de visualizar e ajudam a evitar colisões com tecnologia avançada de assistência ao condutor.
Entre as funcionalidades do veículo estão: Condução Assistida, Frenagem de Emergência Ativa com detecção de pedestres e ciclistas, Sistema de Detecção de Fadiga do Condutor e Sistema de Reconhecimento de Sinais de Trânsito e Câmera 360º, entre outras.
Estilo por dentro e por fora
De acordo com o comunicado enviado à imprensa, o Jeep Wagoneer S “traz uma uma combinação inteligente de proporções harmoniosas, capacidade 4xe moderna e eficiência aerodinâmica”. A frente renovada mantém a característica da grade de sete fendas, mas que agora também traz elementos de iluminação.
No interior, o SUV conta com mais de 45 polegadas de telas em alta definição, incluindo uma tela interativa de 10,25 polegadas para o passageiro. O condutor desfruta de um novo painel de instrumentos de 12,3 polegadas, que oferece um conjunto aperfeiçoado de menus, incluindo elementos específicos de veículos elétricos, como o nível de carga, o estado da bateria e a potência disponível.
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter, redator e editor em veículos de comunicação de grande circulação, como Grupo Folha, Grupo RAC e emissoras de TV e rádio. Acompanha o setor de veículos elétricos e outras energias renováveis para o desenvolvimento sustentável.