
Caso aconteceu na tarde deste domingo (19), em Santa Maria (RS). Foto: Reprodução
Um BYD Dolphin GS 100% elétrico pegou fogo no último domingo (19), em uma área central de Santa Maria (RS), durante uma recarga que teria sido improvisada com uma extensão comum, de acordo com as primeiras informações do Corpo de Bombeiros. A bateria não foi atingida.
Segundo relatos locais, o proprietário do veículo teria utilizado uma extensão – equipamento inadequado para recargas de veículos elétricos –, desde a tomada da residência, para alimentar um carregador portátil. Além disso, o carregador teria sido deixado ligado no banco do veículo, prática não indicada por nenhum fabricante.
A perícia técnica ainda deve apontar as causas do fogo, mas a combinação desses fatores pode ter causado um superaquecimento no estofado do veículo, gerando as chamas.
Apesar do susto, as chamas foram rapidamente controladas pelo Corpo de Bombeiros junto a um civil, sem registros de feridos no local.
Um vídeo que viralizou em páginas nas redes sociais mostra o exato momento que o veículo passa a pegar fogo na parte interna do veículo.
Confira o vídeo aquiSegurança
Em publicação nas redes sociais, o diretor de Segurança da ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico), Clemente Gauer, comentou que o episódio é lamentável, mas didático. Gauer destaca que isso é um exemplo de que ocorrências de uma frota que beira a 200 mil veículos emplacados no Brasil são raras, e que neste caso, teria sido associada a falhas externas, e não do veículo.
“À frente da pasta de Segurança e como membro do conselho da ABVE, meu “alívio” é técnico: o caso ajuda a desconstruir mitos. Veículos 100% elétricos são seguros; o problema está na recarga fora das normas”, afirmou.
Gauer utilizou do episódio para divulgar informações técnicas que reforçam essa segurança. Para ele:
- A recarga condominial, hoje com regras, precisa ser facilitada.
- Usuários devem manter uma infraestrutura dedicada, com wallbox fixo, circuito exclusivo, proteções adequadas.
- Deve haver conformidade com normas técnicas existentes e laudos de instalação
- E principalmente evitar improvisos. “Recarga segura é recarga planejada”, diz.
“A perícia técnica ainda vai confirmar a causa exata, mas é importante destacar: o fogo foi controlado rapidamente, e a bateria do Dolphin se manteve intacta. Isso reforça que veículos elétricos são seguros; o risco está no uso incorreto de equipamentos”, diz.

Jornalista graduada pela UNIP desde 2023. Atuou como repórter em veículos de comunicação na região de Campinas com experiência em impresso, digital e TV. Acompanha o mercado de veículos elétricos para o Canal VE.