Ioniq 5, um dos carros elétricos da Hyundai chegará ao Brasil em 2024. Foto: Divulgação/Hyundai
Com uma nova estratégia de reestruturação dentro do mercado, a Hyundai vai aumentar o investimento médio anual em eletrificação em cerca de dois terços, passando para o valor de US$ 28 bilhões (cerca de R$ 134,4 bilhões) na próxima década.
Com o aumento no investimento, a montadora sul-coreana planeja também um crescimento no número de vendas. A ideia da Hyundai é atingir 2 milhões de veículos elétricos vendidos no mundo até o ano de 2030.
“Com a demanda global por veículos elétricos crescendo mais rápido do que as expectativas do mercado, a Hyundai Motor está elevando sua meta de vendas para 2030”, afirmou a empresa em comunicado.
Para atingir essa meta de mercado, a Hyundai planeja aumentar a produção local em seus três principais mercados: Estados Unidos, Europa e Coreia do Sul. A empresa prometeu estar atenta aos mercados à medida que forem surgindo novos países com incentivos fiscais e comerciais para veículos fabricados localmente.
Recuo no mercado chinês
Segundo a marca, em sua nova estratégia de mercado adotada para veículos elétricos, a China virou um mercado perigoso para a empresa.
Segundo o CEO da Hyundai, Jihoon Chang, o maior mercado automotivo do mundo era lucrativo e gerava bons retornos para a empresa até 2016, após isso se tornou um local de risco, pois desde então a empresa vem perdendo espaço para produtores locais, com mais experiência em veículos elétricos.
Por conta disso, a Hyundai vendeu uma de suas fábricas na China, em 2021. A empresa ainda pretende vender mais duas.
Além de reduzir a fabricação na China, a montadora sul-coreana vai reduzir o número de produtos ofertados, passando de 13 para 8, com foco nos modelos de ponta e nos SUVs.
Graduando em Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica de Campinas, possui experiência na criação de conteúdo para sites, blogs e redes sociais. Acompanha o mercado de veículos elétricos para o Canal VE.