Canal VE

GWM exibe bateria semissólida de 140 Ah na CES 2026

Stand da GWM no Consumer Electronics Show

Tecnologia foi uma das atrações da GWM no evento. Foto: Divulgação / GWM

A GWM apresentou uma bateria de estado semissólido na Consumer Electronics Show (CES) 2026, realizada em Las Vegas (EUA). Com o avanço dessas tecnologias, os veículos de motorização elétrica podem ter ganhos na autonomia, vida útil e tempo de recarga.

Segundo a montadora, a nova bateria – ainda em fase de testes – é uma das inovações mais relevantes da atual fase de eletrificação. A tendência é que esse processo avance em 2026, não só para a GWM, mas também para outras montadoras. Em novembro de 2025, por exemplo, a GAC iniciou a produção piloto de células de baterias de estado sólido.

 

Como funciona a bateria semissólida da GWM?

Com 140 Ah, a bateria utiliza um eletrólito semissólido com processo avançado de transferência de revestimento (SSSE), capaz de interromper rapidamente a condução elétrica interna em situações críticas, elevando os níveis de segurança térmica. Além disso, essa tecnologia também simboliza uma das primeiras aplicações da terceira geração de ânodos de silício na indústria automotiva, reduzindo a expansão do material, o que aumenta a densidade energética e amplia a durabilidade em ciclos.

Bateria semissólida da GWM
Bateria semissólida da GWM. Foto: Divulgação / GWM

Avanço das montadoras em baterias de estado sólido

Ao longo de 2025, montadoras como Hyundai, BMW, Mercedes e Stellantis avançaram nos testes para a produção de baterias de estado sólido. Essa tecnologia ainda requer estudos para sua viabilização no mercado de VEs, mas a tendência é que novos avanços aconteçam em 2026.

Com isso, os sistemas de autonomia, vida útil, segurança e recarga dos veículos eletrificados podem ser ainda mais aprimorados em médio e longo prazo.

Ler o Anterior

Minas Gerais se torna o 3º estado com mais VEs desde 2022

Mais Popular