Temporada 2025/26 se inicia em São, no dia 6 de dezembro de 2025. Foto: Divulgação/Fórmula E
A Fórmula E e o Google Cloud ampliaram a parceria da última temporada para garantir ainda mais tecnologia para as equipes e os fãs da categoria mais eletrizante do automobilismo. Na 12ª temporada, que começa em 6 de dezembro de 2025, em São Paulo, a inteligência artificial do Google será ainda mais ativa, oferecendo uma experiência imersiva para os espectadores.
O chamado “Agente de Estratégia”, criado com o Google Gemini, será integrado às transmissões ao vivo, fornecendo dados, previsões e explicações personalizadas à medida que as corridas se desenrolam. Os espectadores terão uma compreensão mais profunda e acessível da dinâmica da corrida, do desempenho dos pilotos e da estratégia. A ideia é atrair novos públicos para o esporte.
Além disso, a parceria dará nome à etapa de abertura do Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E 2025/26. A prova será oficialmente chamada de E-Prix Google Cloud de São
Paulo de 2025, e acontecerá no circuito montado no entorno do Sambódromo do Anhembi, na capital paulista.

Brasileiros na pista
Com expectativa de receber 22 mil pessoas, a etapa de São Paulo abre a 12ª temporada do Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E, em 6 de dezembro de 2025, no Sambódromo do Anhembi.
Dois brasileiros estarão no grid: o campeão da terceira temporada, Lucas Di Grassi, pela equipe Lola Yamaha ABT, e o estreante Felipe Drugovich, na equipe Andretti.
Além da corrida que traz os carros 100% elétricos com aceleração de 0 a 100 km/h mais veloz que a de um F1 atual, o público poderá aproveitar 10 horas de atrações, incluindo Gaming Arena, Fan Village, com praça de alimentação e área Kids, e apresentações musicais. O DJ Mochakk, fenômeno brasileiro da música eletrônica internacional, encerra a programação após a corrida.
Os ingressos têm preços a partir de R$ 174,50. A venda é feita exclusivamente pela plataforma Fever. Leitores do Canal VE podem usar o cupom de desconto FEBR25CVE10 para garantir 10% de desconto nos ingressos.

Como funciona a IA na Fórmula E?
Os recursos do Google Cloud estão sendo usados para impulsionar a missão do campeonato de redefinir o automobilismo e as corridas elétricas por meio de sua tecnologia, incluindo a plataforma de IA pronta para empresas do Google Cloud, Vertex AI e Gemini.
Com recurso gráfico inovador, o Agente de Estratégia fornecerá informações personalizadas em transmissões ao vivo para os fãs que acompanham as corridas de casa.
O recurso permitirá que os espectadores tenham dados técnicos e explicações assertivas a respeito da corrida, em tempo real, redefinido a experiência de acompanhar o E-Prix, com um envolvimento mais rico, profundo e acessível sobre a dinâmica da prova.
Treinamento em IA do Google
O Google Cloud também sediará um evento ao vivo, que faz parte de uma iniciativa mais ampla visando treinar 200.000 pessoas em IA em um único dia em toda a América Latina, o Capacita+ Day (saiba mais neste link).
Esta sessão ao vivo inclui uma aula ministrada pela Gemini no Centro de Convenções, no local da corrida de Fórmula E, para 1.600 alunos, bem como outros eventos ao vivo acontecendo em 50 universidades em 10 países da América Latina e via livestream. O Capacita+ Day tentará estabelecer o título do Guinness World Records para a maior aula híbrida simultânea de IA já realizada e é um marco importante do compromisso do Google Cloud de treinar 1 milhão de pessoas no Brasil em IA e tecnologias de nuvem.
“Estamos muito entusiasmados em receber o Google Cloud como Parceiro Titular do E-Prix de São Paulo de 2025. Esta colaboração aprofundada vai além da pista de corrida, com base na nossa parceria plurianual em IA e tecnologia, e exemplifica o nosso compromisso conjunto em promover a inovação, a sustentabilidade e o progresso tecnológico, tanto dentro como fora da pista em São Paulo”, disse Tiziana Di Gioia, Diretora de Receitas da Fórmula E.
“Nossa missão em São Paulo é mostrar como a IA pode capacitar as pessoas, sejam elas estudantes em nossas salas de aula ou fãs assistindo em casa. O ‘Agente de Estratégia’ é uma extensão desse compromisso: ele usa o Gemini para transformar dados complexos em insights imediatos e compreensíveis. Não estamos apenas envolvendo os espectadores; estamos educando-os, garantindo que o poder dessa tecnologia aprimore a experiência de todos”, falou Oliver Grundy, Diretor do Grupo de Marketing de Nuvem do Google Cloud.

Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter, redator e editor em veículos de comunicação de grande circulação, como Grupo Folha, Grupo RAC e emissoras de TV e rádio. Acompanha o setor de veículos elétricos e outras energias renováveis para o desenvolvimento sustentável.