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21 de novembro de 2024

GM e Netflix fazem anúncio de carros elétricos no Super Bowl

Imagem mostra bastidores de filmagem de atores em roupas de época à frente de um carro elétrico

O ator Will Ferrell estrela campanha de parceria entre GM e Netflix. Foto: Reprodução.

Carros elétricos da General Motors, Netflix e futebol americano ao mesmo tempo. Parece estranho associar as três coisas na mesma frase, mas, ao que tudo indica, essa mistura vai dar o que falar neste domingo, 12 de fevereiro de 2023. Essa é a data do Super Bowl, a grande final da NFL, a liga norte-americana de futebol americano, um evento que atrai as atenções do país inteiro — e boa parcela de fãs ao redor do mundo.

Além do esporte em si, muitas empresas aproveitam a grandiosidade do evento para anunciar marcas e novidades, disputando a atenção dos consumidores. Neste ano, não será diferente.

Mas uma parceria, à primeira vista, inusitada entre a GM e a Netflix quer levar os consumidores a um novo destino. A campanha intitulada “EVerybody in” vai promover os veículos elétricos “em um palco que eles merecem estar”.

O acordo de marketing entre a gigante automotiva e a plataforma de streaming prevê a inclusão de veículos elétricos em séries e filmes produzidos pela Netflix. A justificativa é simples: se os carros elétricos são vistos, são lembrados. E não haveria palco melhor para anunciar essa proposta que o horário mais do que nobre do Super Bowl.

“Quanto mais vemos veículos elétricos aparecem nesse tipo de conteúdo digno de compulsão, mais rápido todos se acostumam com eles”, disse Deborah Wahl, diretora de marketing da General Motors.

Picape elétrica da GM roda em cenário de filme de terror da Netflix em propaganda
Comercial coloca picape elétrica GMC Sierra EV Denali em cenário apocalíptico de produção da Netflix. Foto: Reprodução.

 

Astro da comédia estrela campanha

O ator Will Ferrell, entusiasta da eletromobilidade, estrela a campanha publicitária da parceria entre GM e Netflix. No filme lançado no site da montadora, Ferrell aparece em várias situações reproduzidas de séries e filmes de sucesso da plataforma de streaming, como “Round 6”, “Bridgerton”, “Stranger Things” e “Army of the dead”, entre outras produções. 

Em tom bem-humorado, o comediante se pergunta como seriam algumas cenas famosas se veículos elétricos estivessem sendo utilizados pelos personagens das tramas. Até mesmo uma hipotética conversa com um zumbi aparece na propaganda, que pode ser vista aqui:

 

Evento grandioso, cifras milionárias

Só para se ter uma ideia, na decisão de 2022, mais de 112,3 milhões de telespectadores acompanharam a vitória do Los Angeles Rams sobre o Cincinnati Bengals por 23 a 20 pela TV. E tamanha audiência atrai anúncios publicitários milionários. Cada inserção comercial de 30 segundos custou, em média, US$ 6,5 milhões (cerca de R$ 34 milhões). 

Em 2023, Kansas City Chiefs e Philadelphia Eagles disputam o Super Bowl em Glendale, Arizona, neste domingo, com direito a show da cantora Rihanna no intervalo do jogo. 

A Fox, rede detentora dos direitos de transmissão do Super Bowl deste ano, já adiantou que os preços dos anúncios podem alcançar a cifra de US$ 7 milhões (R$ 36,7 milhões) por 30 segundos de tempo comercial, mas o valor pode ser muito maior, em caso de anúncios com 60 segundos de duração — como é o caso da propaganda da parceria entre GM e Netflix.

Will Ferrell está caracterizado como personagem de série de terror da Netflix
Will Ferrell reinterpreta personagem de “Stranger Things” à frente da Chevrolet Silverado EV. Foto: Reprodução.

 

Popularizando os carros elétricos

Embora a presença de veículos elétricos esteja em crescimento no mundo todo, incluindo os Estados Unidos, muitos consumidores ainda têm dúvidas em relação às vantagens econômicas e sustentáveis desses veículos.

Por isso, a iniciativa de usar um carro elétrico em um filme ou série da Netflix tem a proposta de tornar cada vez mais comum a eletromobilidade. Mas não espere ver um carro elétrico em uma série de época, por exemplo. O objetivo da campanha, segundo as duas empresas, é transformar o hábito dos consumidores de maneira natural.

Cena de propaganda coloca atores com roupas de época à frente de um Cadillac Lyriq
Peça publicitária tem Cadillac Lyriq em cenário de “Bridgerton”. Foto: Reprodução.

A Netflix já se comprometeu em 2022 a colocar pelo menos um veículo elétrico em cada série ou filme que produzisse diretamente, informou Marian Lee, diretora de marketing do streamer. 

A General Motors, por sua vez, é um dos maiores e mais influentes anunciantes do país, e seu gasto total com anúncios aumentou nos últimos anos. A empresa gastou aproximadamente US$ 1,36 bilhão (R$ 7,1 bilhões) em publicidade em 2022, de acordo com Vivvix, um rastreador de gastos com anúncios, acima dos quase US$ 1,27 bilhão (R$ 6,6 bilhões) no ano anterior.

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