
Maior concentração de veículos eletrificados está em São Paulo, Distrito Federal e Rio de Janeiro. Foto: iStock
O mercado de mobilidade elétrica no Brasil continua em expansão acelerada. Um levantamento da NeoCharge, com base em dados da Senatran, aponta que entre dezembro de 2024 e junho de 2025, a frota de veículos eletrificados passou de 374.423 para 481.284 unidades, um crescimento de 28%. O avanço é impulsionado por maior interesse dos consumidores por veículos mais eficientes e pela crescente preocupação com sustentabilidade e economia de combustível.
O aumento é distribuído entre diferentes tipos de veículos eletrificados. Carros 100% elétricos (BEV) cresceram 33,76%, passando de 87.986 para 117.686 unidades, enquanto os híbridos plug-in (PHEV) avançaram 32,26%, chegando a 155.635 veículos. Já os híbridos convencionais (HEV) registraram alta de 23,23%, alcançando 207.963 unidades.
Segundo Ayrton Barros, diretor geral da NeoCharge, as perspectivas para o setor permanecem promissoras. “Este ano temos grandes perspectivas para um crescimento ainda mais acelerado da mobilidade elétrica no Brasil, impulsionado pela presença de grandes montadoras como BYD, Caoa Chery e GWM, que estão fortalecendo o setor no país”, diz.
A maior concentração de veículos eletrificados está em São Paulo (estado e capital), Distrito Federal (Brasília) e Rio de Janeiro (estado e capital).
Crescimento por categoria
O infográfico da NeoCharge, chamado Mercado Brasileiro de Carros Elétricos, detalha a evolução da frota por trimestre e a distribuição dos veículos por tipo. Os híbridos representam 57% do total, enquanto os 100% elétricos somam 43%.
O levantamento também calcula a economia real na comparação entre carros eletrificados e a combustão, que pode chegar a quase 10 mil reais por ano apenas com abastecimento. Além disso, o infográfico apresenta dados sobre preços médios de veículos e a variação ao longo do tempo, oferecendo um panorama completo para quem acompanha o setor.
Modelos preferidos pelos brasileiros
Os dados da NeoCharge analisam ainda a quantidade de veículos segmentada por montadoras e modelos. Entre os carros 100% elétricos e híbridos, os que lideram o ranking dos fabricantes são BYD, GWM e Volvo.
Quando analisado o recorte por modelos, o preferido dos brasileiros dentre os 100% elétricos é o BYD Dolphin, que possui mais de 21 mil unidades circulando no país (21.992), seguido pelo BYD Dolphin Mini com 21.910 unidades e GWM Ora com 7.097 unidades. Em relação aos híbridos plug-in, o BYD Song Plus com 25.560 unidades, Haval H6 com 22.185 unidades e Volvo XC 60 com 12.260 unidades lideram entre os motoristas no Brasil.
Barros reforça que a divulgação de informações detalhadas é fundamental para que os consumidores acompanhem o crescimento da mobilidade elétrica no país e façam escolhas conscientes sobre a compra e uso desses veículos.

Jornalista graduada pela UNIP desde 2023. Atuou como repórter em veículos de comunicação na região de Campinas com experiência em impresso, digital e TV. Acompanha o mercado de veículos elétricos para o Canal VE.